REGIÃO. Grande parte das lojas de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre não terá atendimento neste sábado (07). A medida foi formalizada através de um acordo entre o Sindicom – Sindicato dos Empregados no Comércio de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre – e o Sindilojas, que representa a classe patronal. A informação foi divulgada pela entidade trabalhista, através de suas redes sociais, nesta quinta-feira (05).
“Um verdadeiro dia de descanso para o trabalhador do comércio. Esse é o objetivo do Sindicom para este feriado nacional. Essa é uma das principais reclamações dos nossos trabalhadores, principalmente nesta época do ano, de festividades em São Bento do Sul. E neste ano, em negociação com o SINDILOJAS, conseguimos”, esclareceu Pedro Amancio Machado, presidente do sindicato trabalhista.
“Quem trabalha todo sábado o ano todo, sabe como é gratificante um dia de folga. O acordo é válido também para Rio Negrinho e Campo Alegre”, acrescentou.
Serviços essenciais funcionarão normalmente
Segundo Machado, serviços essenciais, como supermercados e farmácias irão funcionar normalmente. Ele destacou até houve a possibilidade de lojas interessadas em abrir neste 7 de setembro realizarem um acordo com os dois sindicatos.
Compromisso assinado pelas empresas
“Algumas empresas aderiram à abertura, com contrapartida para os trabalhadores, como por exemplo a Havan e a Millium, que seguem de forma exemplar os acordos estabelecidos com o Sindicato Trabalhista”, frisou o sindicalista.
“Quem assinou o acordo precisará valorizar o profissional que vai trabalhar neste dia. Se todo mundo está em casa e só ele precisa trabalhar, nada mais justo que seja recompensado. Essa é a nossa política de defesa do trabalhador: jamais impedir o funcionamento, mas se trabalhar, precisa receber por esse dia diferenciado”, explicou.
Benefícios de quem trababalhar neste feriado
O presidente esclareceu que os trabalhadores terão direito a hora extra com 100% durante todo o sábado.
“A empresa precisará fornecer alimentação e ainda pagar um valor ajustado a título de gratificação pelo trabalho no feriado nacional”.
Descumprimento
Segundo ele, poderão abrir somente as empresas que realizaram o acordo individualmente com o Sindicom.
“Esta é uma regra estabelecida entre o Sindilojas e o Sindicom, em acordo negociado e publicado no Ministério do Trabalho. Com as novas regras da reforma trabalhista de 2017, o negociado entre patrões e empregados tem poder superior a legislação”, exemplificou.
As empresas que descumprirem serão notificadas e até multadas.
“O poder de fiscalização é equivalente tanto ao Sindicom quanto do Sindilojas”, encerrou.
Lojas com atendimento estendido nesta sexta-feira em Rio Negrinho
Em função da medida, em Rio Negrinho hoje (06), o atendimento das lojas foi estendido até às 19h30, conforme anunciou a CDL.
A CDL de São Bento do Sul, informou que o final do horário de atendimento das lojas hoje segue o normal, até às 18h30.
Em Campo Alegre, a CDL comunicou que o horário do comércio segue o padrão, com fechamento das lojas hoje às 18h.