Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

SAMU de Santa Catarina registra queda de 70% no número de trotes

ESTADO. A Central de Regulação de Urgência (CRU) identificou a diminuição de 70% nos trotes recebidos pelo número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) neste primeiro semestre de 2024.

Os dados são comparados ao mesmo período do ano passado. Intensificação de ações pelo Governo do Estado, como o projeto EducaSamu, criado para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso do número 192, ajudam a explicar o resultado. Foram 4.265 trotes registrados neste semestre contra mais de 13 mil no mesmo período do ano anterior.

Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, lidera o ranking de trotes, mesmo após a queda nos índices. De 5.230 passou para 1.057, seguido por Blumenau, com diminuição de 2.774 para 964, e Florianópolis, que de 1.828 passou a registrar 555 trotes.

O superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca, destaca que os trotes aos telefones de emergência são sempre uma preocupação já que dificultam o envio de recursos necessários e colocam vidas em risco.

Como forma de prevenir a incidência dos falsos chamados, foi lançado o EducaSAMU. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e desenvolvido em conjunto com a FAHECE, organização social responsável pela gestão das Unidades de Suporte Avançado do SAMU, junto ao Governo do Estado. Crianças e adolescentes continuam sendo os principais perfis que realizam as ocorrências. A Iniciativa já treinou oito mil crianças só neste ano de 2024.

Em 2024, até junho, o SAMU recebeu mais de 400 mil ligações e atendeu mais de 213 mil pacientes. Além dos trotes, há também pedidos de informações, queda de ligações, engano, falta de comunicação e desistência, dentre outras situações que não resultam em envio de viaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *