Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Aos 10 anos, Isabella, de Rio Negrinho, é uma das voluntárias na confecção de brinquedos para crianças do Rio Grande do Sul


RIO NEGRINHO. A pequena Isabella Cristofolini, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Educação Básica Professora Selma Teixeira Graboski, no São Rafael, é uma das voluntárias do grupo Amigas do Coração, que trabalha na confecção de brinquedos que vem sendo destinados para crianças que residem em cidades gaúchas atingidas pelas cheias no período entre abril e maio desse ano.

Muitas dessas famílias continuam desabrigadas, enquanto outras trabalham para reconstruir suas vidas. A maioria das cidades do estado vizinho foi afetada pelas águas e até o momento, há registro de 182 mortos.

Filha de Sander e Clarice Cristofolini, ela está no quinto ano no período matutino e usa o contraturno para o trabalho voluntário.

“Tudo aconteceu quando eu e minha tia Claudinéa Liebl vimos a reportagem sobre os trabalhos do grupo e o convite para novas integrantes que quisessem ajudar. Mas desde os meus sete anos a tia já me ensina a costurar na máquina dela. No ano passado me presenteou com uma mini máquina de costura, que despertou minha paixão pelo artesanato. Hoje eu já tenho até a etiqueta do ‘Mimos da Isa’, exclusiva para as peças que eu faço”, comentou ela com a reportagem aqui do Nossas Notícias.

O trabalho das Amigas do Coração em Rio Negrinho começou em maio, a partir de uma iniciativa da artesã Clea Anton, respondendo a um convite do Ateliê Artes com Carinho, de Curitiba (PR). A proprietária, Wania Rataiczyk, convidou  artesãs de diferentes regiões do país para produzir os brinquedos de tecido, de forma voluntária.

No início, elas produziram a boneca Esperança, o gaúcho Valente e o cavalo Caramelo. Porém, ampliaram os trabalhos, produzindo também kit bebê, com uma naninha, um cheirinho, um sapatinho de lã e uma bolsa. 

Com o apoio do Rio Negrinho Moto Clube e parceria com a DBR Turismo, elas enviaram a primeira remessa de doações para a Escola Gusmão Britto, em São Leopoldo (RS) e nos próximos dias, por indicação da direção, enviarão novos materiais desta vez para um abrigo nas proximidades dessa mesma escola. .

Muito mais

Além de ajudar a costurar as roupinhas para os bonecos e as naninhas, Isabella convidou sua escola para escrever cartinhas com mensagens de otimismo e carinho, que estão sendo colocadas dentro das embalagens dos brinquedos das crianças.

“A experiência está sendo muito boa. Inclusive já estamos costurando para a terceira remessa. É muito legal ficar imaginando a alegria deles ao receber esses presentes”, disse.

Muito satisfeita e com uma alegria contagiante, ela agradeceu todo apoio recebido.

“Quero deixar aqui o meu agradecimento para a diretora da Escola Selma, a professora Cristiane Gelowate; para o meu professor Sérgio e demais funcionários. Todos se dedicaram muito, assim como os pais que também enviaram cartinhas. Muito obrigada ainda às pessoas que estão ajudando o nosso grupo, enviando doações para fazer os brinquedos. Sou muito grata também aos meus primos, Joaquim e Maria Júlia, que me auxiliaram a embalar os brinquedos. Ajudar o próximo é um ato de amor e empatia que devemos praticar sempre”, enfatizou.

Quem desejar entrar no grupo ou ajudar com doações de materiais, pode entrar em contato pelo WhatsApp 47991556510.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *