As ondas da praia da Ribanceira, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, ficaram iluminadas na noite de quinta-feira (4). Um vídeo mostra as cores fluorescentes durante o movimento da água.
Flagrado pelo morador Luan Machado de Oliveira, o fenômeno é conhecido como bioluminescência e é causado por microalgas fitoplânctonicas, segundo oceanógrafos consultados pelo g1.
Segundo Jules Souto, oceanógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a presença de microalgas não representa riscos para os banhistas. O professor esclarece ainda que as microalgas frequentemente observadas normalmente pertencem à espécie Noctiluca scintillans.
O especialista explica também que o fenômeno é mais comum em ocorrer nas estações de meia estação:”São vários plânctons que produzem bioluminescência através de sistemas diversos. [Ocorre] pelo turbilhonamento e elevação da oxigenação, que acaba ocasionando esse brilho, principalmente nas áreas de arrebentação”, disse Souto.
Já o professor Leonardo Hörig, do Departamento de Botânica da universidade e especialista em oceanografia biológica, destaca que a bioluminescência pode ser provocada tanto por atividade humana quanto pelo aquecimento das águas, combinado com diversos fatores meteorológicos.
“Outro fator que favorece a floração dessas algas é o incremento de nutrientes, devido ao alto volume de chuvas, poluições costeiras”, disse o especialista em entrevista ao g1 em julho de 2023.
Via: G1