Após ter sido eleita no Prêmio Band Cidades Excelentes como a melhor cidade de Santa Catarina nos quesitos Educação e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, São Bento do Sul foi classificada para a fase nacional do evento, realizado em Brasília (DF), nesta segunda-feira (1). O município foi representado pelo vice-prefeito Tirso Hümmelgen e pelo secretário de Finanças, Rodrigo Schumacher.
Na oportunidade, a cidade foi eleita a melhor do Brasil no quesito Educação. Vale destacar que a categoria em que concorre compreende municípios de 30 mil até 100 mil habitantes.
“Ficamos contentes com esse reconhecimento, resultado de um trabalho incrível feito pelos nossos professores e demais profissionais da Educação. Essa administração acredita que somente o ensino de qualidade pode transformar uma sociedade e que a semente para um futuro brilhante de nossas crianças está germinando”, enfatizou o prefeito Antonio Tomazini.
Já no outro tópico – Governança, Eficiência Fiscal e Transparência -, ficou entre as três melhores do país, um resultado expressivo que representa a rigidez com que as contas e atos públicos são geridos pela gestão pública municipal.
“Trabalhar com seriedade o dinheiro da população é essencial e isso possibilita que tenhamos resultados expressivos, como um superávit de mais de R$ 130 milhões em três anos, que retornam em obras e programas. Os servidores têm um papel fundamental nisso, pois são eles que executam as melhorias de processos para que isso aconteça”, destacou o prefeito.
Prêmio Band Cidades Excelentes
O prêmio é realizado pelo Grupo Bandeirantes em todo o território nacional, em colaboração com o Instituto Áquila, que faz o levantamento dos dados através de mais de 70 indicadores nos portais de Transparência das prefeituras, utilizando inteligência artificial. Todas essas informações são devidamente auditadas por consultoria independente, considerando os últimos três anos e seis meses de avanços apresentados.