SÃO BENTO DO SUL. A cidade amanheceu hoje (30), com temperatura abaixo de zero. Conforme divulgado pela Defesa Civil estadual no início do dia, os termômetros registraram – 0.7º C durante a madrugada, entre 01h e 07h.
Na região, Rio Negrinho e Campo Alegre amanheceram com -1,9°C , figurando também entre as cidades onde o frio chegou com força neste domingo.
Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Três Barras, Major Vieira e Canoinhas, todas no Planalto Norte, registraram frio rigoroso nas primeiras horas do dia.
Em Santa Catarina, Urupema foi o município mais frio da madrugada deste domingo, com -7.2ºC.
Apesar do sol que surgiu logo após a geada, a Defesa Civil de Santa Catarina prevê que o frio se estenda até a manhã desta segunda-feira (1°) .
Relatório da meteorologista Ana Luiza Dors Wilke, que faz parte da equipe do órgão estadual, aponta que a intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que atua no estado, continua mantendo as temperaturas baixas.
Amanhã
A especialista detalhou que a segunda-feira (01), inicia com condições favoráveis para formação de geada ampla e forte no estado. Nas regiões mais elevadas dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana ainda são esperadas temperaturas próximas ou abaixo de 0°C.
Nas demais áreas, as temperaturas devem variar entre 1 e 6°C entre a madrugada e o início da manhã, com exceção do Litoral Norte, onde as temperaturas ficam um pouco mais altas.
Conforme o mapa abaixo, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.
Alerta
A Defesa Civil ainda lembrou que o qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de com os animais domésticos.
A equipe da DC também recomenda:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos
- Procure se agasalhar e beber bastante água
- Evite locais aglomerados
- Mantenha a higiene das mãos
- Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias