Nossas Notícias

Artesãs de Rio Negrinho vão produzir nova remessa de bonecas e kits bebê para enviar ao RS 

RIO NEGRINHO. O grupo de artesãs que em maio iniciou a produção de bonecas para enviar às crianças atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, continua firme no seu propósito de levar um pouco de doçura à crianças e adultos. 

Com muito trabalho, dedicação e ajuda da comunidade da região, elas enviaram 80 bonecas e 55 cavalinhos para o abrigo que funciona na Escola Gusmão Britto, em São Leopoldo (RS). A primeira remessa foi recebida com alegria pelos pequenos, no dia 4 deste mês. O envio foi realizado através de uma parceria com o Rio Negrinho Moto Clube e com transporte da DBR Turismo. 

Agora, elas finalizam uma segunda remessa, com um total de 300 itens: o cavalo Caramelo e os bonecos Esperança e Valente, que fizeram parte das primeiras doações e ainda kits bebê, com uma naninha, um cheirinho, um sapatinho de lã e uma bolsa. 

Para essa segunda ação, Cléa Anton, idealizadora do grupo, intitulado “Amigas do Coração”, explicou à reportagem aqui do Nossas Notícias, que foram recebidas todas as doações necessárias.

Porém, para o próximo envio, que será o terceiro, as artesãs contarão novamente com ajuda da comunidade.

“Vamos precisar de fibra, lã, botões e tecidos. Essas novas doações serão enviadas para um abrigo que tem perto dessa escola para a qual enviamos os primeiros materiais. Tudo vai ficar sob a responsabilidade da diretora Maria Aparecida Hoffmeister, que conversou conosco sobre esse outro local e vai fazer a entrega lá”. 

Ela também agradeceu o apoio da comunidade de Rio Negrinho e região. 

“Recebemos doações de pessoas de Rio Negrinho, Campo Alegre, Itaiópolis … foi uma adesão muito grande. Só temos a agradecer”. 

Sobre o Amigas do Coração 

O grupo foi formado a partir de uma iniciativa do Ateliê Artes com Carinho, de Curitiba (PR), através da proprietária, Wania Rataiczyk, que convidou  artesãs de diferentes regiões do país para produzir os brinquedos, de forma voluntária.

Valente, inclusive, é um boneco que veste trajes gaúchos. Já a boneca Esperança leva em seu próprio nome uma palavra de conforto ao povo do estado vizinho, que foi afetado quase que 100% pelas enchentes. Caramelo é o cavalo que na vida real  virou um dos símbolos da tragédia ao ter seu resgate de um telhado divulgado amplamente em todo Brasil e na mídia internacional. 

Atualmente, o grupo é formado por dez mulheres. Quatro delas se reunem diariamente na casa de Cléa, no bairro Barro Preto, onde fazem as costuras. Outras cinco realizam os trabalhos em casa. 

“Quem quiser contribuir também, de alguma dessas formas, pode nos procurar. Precisamos de quem faça costuras, cortes, finalizações e outros. Damos todo material e ensinamos a fazer, caso a pessoa não saiba”. Para doações e participação nos trabalhos, entre em contato pelo WhatsApp 47991556510.

Vídeo emocionante

Um trecho da entrega das primeiras doações para as crianças de São Leopoldo foi publicado nas redes sociais aqui do Nossas Notícias . No Facebook, o vídeo soma 313 mil visualizações até agora. No Instagram, são mais de 33 mil views até o momento.

Assista também o vídeo do início da campanha das artesãs de Rio Negrinho, em nosso Facebook ou Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram