Um temporal atingiu o município de São Luiz Gonzaga, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no final da noite de sábado (15). Segundo a prefeitura, ao menos 800 casas foram atingidas, com estragos em telhados e na rede elétrica.
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram árvores caídas na cidade. Um carro foi atingido por um poste que caiu. De acordo com a prefeitura, não houve feridos após a chuva. A temperatura, no município, ficou na casa de 19°C.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros no momento do temporal. Durante a madrugada, houve outras pancadas no município. Ao todo, o acumulado nas últimas horas foi de 27,8 milímetros.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda não divulgou um balanço de estragos após o temporal no estado até a atualização mais recente desta reportagem. O órgão comunicou previsão de chuva intensa, com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas até as 12h deste domingo (16).
Em Porto Alegre, o domingo começou com chuva fraca. Entre 0h e 8h, o volume acumulado na estação do bairro Belém Novo, na Zona Sul, foi de 11,4 milímetros. Segundo a Climatempo, a média de todo o mês de junho na capital é de 115 milímetros.
A Defesa Civil Municipal não registrou ocorrências em razão da chuva. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou o trânsito na esquina entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Sertório, próximo à Ponte do Guaíba, por causa de um alagamento.
O nível do Guaíba não sofreu impactos da chuva, recuando de 2,62 para 2,58 metros entre 0h e 8h. A chuva prevista não deve elevar o lago para além da cota de alerta – de 3,15 metros –, projeta o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS.
Os termômetros registraram mínima de 14°C e máxima de 19°C durante a manhã em Porto Alegre. Na sexta (14), a cidade registrou o dia mais quente para um mês de junho em décadas, de acordo com a Climatempo. A temperatura chegou a 32,4°C.
Via: G1