RIO NEGRINHO. Quem estava aguardando por mais uma edição da Stammtisch, já pode anotar na sua agenda. O evento, uma promoção do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial (Acirne), acontecerá em 31 de agosto, um sábado, das 10h às 18h, na Avenida dos Imigrantes, no Centro. A ação traz uma novidade, que é a área Kids.
Kevilim Vicente e Pedro Schroeder, membros do NJE, conversaram com a reportagem aqui do Nossas Notícias sobre a programação e as expectativas para a edição desse 2024.
“Para às 11h30 está marcada a apresentação da banda da Fundação Municipal da Cultura, que se chama ‘Os Atentados’. O grupo é formado professores da Escola de Música. No ano passado eles já estiveram com a gente e foi muito legal, o feedback do público foi muito positivo, o pessoal curtiu bastante”, adiantaram.
A partir das 13h, o Grupo Oberland vai marcar sua participação, realizando as tradicionais provas, que todos que conhecem, gostam.
“Vão ter os concursos do chope em metro e do serrador. O pessoal sempre interage e é muito divertido”, citaram os nucleados.
A programação continua com a apresentação da banda Chucrute Elétrico, a partir das 14h.
“O show deles dispensa comentários. Todo mundo adora! O grupo vai se apresentar até às 18h, quando acontece o encerramento”, detalharam.
Área Kids
Kevilim e Pedro explicaram o motivo de o Núcleo ter decidido agregar uma área Kids ao evento.
“A gente sentiu essa necessidade no ano passado, pois a festa contou com uma grande participação de famílias. E já que a ideia é de fato ter um evento familiar, formamos uma parceria com a Bellos Eventos, que vai disponibilizar esse serviço completo com brinquedos e monitores. A empresa também será responsável pela cobrança do serviço”.
Gastronomia
A festa contará ainda com a venda de comidas e bebidas.
“Como é uma ação aberta ao público, tem o pessoal que tem os seus espaços já pré-definidos e que reservaram com antecedência, que vão fazer a parte da gastronomia da Stamm. Vale lembrar que ainda temos disponibilidade para ampliar a área de vendas. A ideia é que o público tenha várias opções para curtir o dia. Quem desejar mais informações pode entrar em contato com a Acirne pelo (47)36442131″.
Expectativa de público de 2,5 mil pessoas
A organização espera alcançar ou mesmo superar o público da edição passada, quando mais de 2,5 mil pessoas passaram pelo evento.
“A ideia é que tenhamos 25 barracas. Já estamos quase com a meta batida e a estimativa de público dos anos anteriores, desde grupos ao público que circulará por lá, é de 2 mil a 2,5 mil pessoas”, projetaram, lembrando que a Stammtisch faz parte do calendário de eventos oficiais de Rio Negrinho.
Recursos arrecadados
O valor arrecadado com a ação será destinado para o desenvolvimento de atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores, como o pagamento da participação em feiras, palestras, visitas técnicas e em cursos.
“Muita coisa é custeada pelo Núcleo através desse dinheiro e desse fundo para que a gente possa estar viajando, participando, conhecendo e trazendo conhecimento para a cidade”, frisaram.
Organização é um aprendizado
Eles destacaram também que a festa é encarada pelo NJE como um aprendizado, tanto comercial, quanto financeiro.
“Para construir um evento desse precisa de toda uma gestão. É isso que o núcleo busca e a gente, enquanto associação, busca. É desenvolver os empresários nesse sentido. O pessoal que está a frente da comissão, aprende muito em várias oportunidades”, citou Júnior Sobczak, consultor dos Núcleos da Acirne.
“É evidente que quem vai, vai curtir, se divertir, dar risada com os amigos, curtir uma música, … Mas a gente tem todo um trabalho árduo, que começou lá atrás, em novembro do ano passado, quando tratamos do nosso planejamento de 2024 e envolve muita gente, incluindo agentes externos”, reforçaram Kevilim e Pedro.
Mais ações
Além do Stammtisch, o NJE tem realizado várias visitas técnicas no decorrer deste ano e o grupo se dedica agora também à organização das atividades para a Semana dos Núcleos da Acirne.
“Temos convidado empresários da região para discutir empreendedorismo e levar isso para dentro das empresas. Às vezes as pessoas vêm para a associação, participam de uma palestra e vem altamente motivadas para fazer a diferença. Mas quando chegam em suas empresas, se deparam com desafios, seja de ordem motivacional, financeira ou outra. Então, quanto mais a gente melhorar esse ambiente e motivar esse pessoal, mais resultados vamos trazer, fortalecendo o empresariado na cidade”, encerraram.