RIO NEGRINHO. Doutor Luciano Salerno tem literalmente uma vida dedicada à saúde e ao esporte. Filho de médico, seguiu na mesma profissão. Além de atender no posto central, Siticom, Socialmed, Digimax e outros, cultiva outra paixão da família, que é o futebol.
Atleta amador, faz parte do Manezinhos da Ilha, time de Florianópolis (SC), com o qual viajou para Portugal em 2022, tendo jogado com a equipe da Fundação Pauleta, jogador que já atuou na Seleção Portuguesa e no Paris Saint-Germain, da França além de com times de outras cidades do país.
Em Rio Negrinho, doutor Luciano joga na Sociedade Musical, Tênis Clube e arredores, como falou à reportagem do Nossas Notícias hoje (11).
Em um bate papo com o nosso portal, ele falou sobre sua trajetória no esporte e também deixou uma mensagem especial para toda comunidade, enfatizando a importância da prática da atividade física.
“Infelizmente, quem não tem tempo a prática da atividade física vai ter tempo para arranjar doença. Então, meu recado para a comunidade é para que procurem fazer uma atividade física. Qualquer atividade está valendo, não precisa ser ir numa academia e levantar 100 kg. Uma caminhada já está valendo e precisa apenas de um tênis e uma roupa adequada. Também pode ser dança, bicicleta, … Tenho visto muito mais pessoas aqui na cidade praticando atividade física, como corrida de bike, por exemplo, é um esporte que também tem atraído muitas mulheres também é isso é maravilhoso”.
O médico destacou que a prática de atividade física faz com que o corpo produza endorfina, que por sua vez produz satisfação, prazer, alivia tensões, diminuiu a pressão arterial e a gordura e produz felicidade.
“Nesse mundo corrido que a gente vive sempre é importante tirar um tempinho para fazer uma atividade física. A partir do momento que você começa a fazer, começa a cuidar de outros hábitos também, se alimenta melhor, evita excessos, … Portanto, vamos suar a camisa nesse 2024, esse é o recado! Bora fazer qualquer coisa que gaste energia, pois quem gasta energia tem mais satisfação com a vida e consigo mesmo (a)!”.
Trajetória
Quando falou em Rio Negrinho, o médico, que completa 18 anos de atuação na prefeitura na próxima semana, fez vários agradecimentos.
“Sou muito grato à essa cidade que acolheu a mim e a minha família e a todas as coisas que me proporcionou”.
Sobre sua conexão com o futebol, ele relatou que é uma paixão que tem “desde bebê”.
“Minha família sempre foi envolvida com o futebol e não vejo minha vida sem ele. Minha vida seria muito vazia sem o futebol e sem o esporte, pois o esporte é o caminho do bem”.
Em 2023 ele viveu vários momentos especiais enquanto jogador e para este 2024 aguarda a confirmação da participação em outros confrontos com equipes internacionais.
“Ano passado joguei em alguns estádios, participei de uma copa de futebol amador em Alagoas, no estádio Rei Pelé, com vários ex profissionais do futebol. Todos famosos nos anos 70, 80 e 90 mas muito educados e simpáticos, com zero arrogância, circulando no mesmo local com a gente. Em Florianópolis joguei com o Manezinhos, equipe formada por ex jogadores profissionais, ex presidente do Figueirense e outros vários integrantes apaixonados pelos campos. Aqui em Rio Negrinho participo de vários grupos, com os quais já ganhei bastante campeonatos. Em 2023 teve o jogo maravilhoso no templo, o Maracanã, no Jogo das Estrelas, onde fiz parte da equipe Amigos do Romerito, também de Rio Negrinho. Ele me convidou e fiquei muito honrado, pois é um cara muito bacana, conhece vários atletas, ex profissionais, dirigentes e ex dirigentes. Jogar no Maracanã foi uma alegria imensa, um sonho realizado! Uma experiência que vivi com minha família e amigos em um dia em que também ficamos no camarote do Maracanã, com vários artistas, jogadores e ex jogadores, além de poder assistir o Jogo das Estrelas com o Zico”.
Para 2024 ele pretende ir com a esposa e a filha para a Grécia e Turquia, onde deverá participar de jogos pelo Manezinhos da Ilha.
“Ainda não está confirmado por parte do time. Mas se der certo vamos participar de dois jogos na Grécia e um na Turquia, com ex jogadores profissionais da Europa. Tomara que dê certo!”, finalizou.