CAMPO ALEGRE. O projeto Better Together (Melhor Juntos) é um trabalho interdisciplinar envolvendo Língua Inglesa, Arte e Ciências, que surgiu depois de cinco anos de insistência dos alunos que em 2022 se formaram no 9º ano da Escola Paulo Fuckner, em Bateias de Cima. Neste 2023, a iniciativa foi realizada entre abril e novembro, tendo as turmas do 1º ao 9º ano como público alvo.
Conforme as professoras envolvidas na atividade, a ideia inicial era criar um espaço de leitura na lateral da escola, onde também haveria algumas árvores frutíferas.
“A proposta era criar o espaço com mesas de cimento e bancos, para que alunos e professores pudessem ‘desemparedar’ as aulas e trabalhar o concreto e a metodologia ativa Hands on. Assim, poderíamos ter aulas diversificadas e ocupar o espaço ao ar livre. Havia ainda planos de fazer um canteiro para uma pequena produção de hortaliças”, relataram.
Nesse período foi proposta também a construção de um muro, já que não havia uma divisa do terreno, porém um problema estrutural foi identificado e os planos tiveram que ser mudados, sendo preciso organizar a área aos fundos do ginásio, onde em anos anteriores já existia uma horta.
Saindo do papel
Para sair do papel, a iniciativa contou com o trabalho conjunto de alunos, professores organizadores, professores apoiadores, padrinhos, direção, pais e comunidade.
“Foi difícil conciliar sala de aula e espaço aberto, pois a euforia tomava conta das aulas ao ar livre. Como precisa haver compromisso com os conteúdos de cada turma, foram trabalhados os assuntos das disciplinas em sala e adaptados ao máximo para que a prática fosse no espaço de cultivo”, lembraram.
Como funcionou
Foram divididos os trabalhos por turmas e disciplinas, onde alguns grupos organizaram os canteiros para produção de hortaliças, frutas e flores.
“A maioria das turmas participou ativamente, medindo canteiros, preparando terra para a produção, plantando, regando e mantendo limpos os espaços”, explicaram as professoras.
Padrinhos e apoiadores
O Better Together recebeu também ajuda técnica do engenheiro agrônomo e padrinho do projeto, Gilson Brunnquell e com isso foi dado início à construção do pomar.
“O 5º ano criou um pequeno horto com plantas medicinais. Uma equipe do 9º, organizou placas escritas em inglês, português e espanhol, visando o contato que alguns terão com a língua espanhola no Ensino Médio”, acrescentaram as professoras.
A área de estudos e leitura, foi criada com a ajuda de mais um reforço, que veio das madrinhas Evilin Ferraz e Joelise Iensen, que com o projeto em mãos conseguiram junto à prefeitura, bancos e mesas ecológicas feitas com madeira plástica, cuja instalação aconteceu em julho.
Resultados
Comprovando que é “melhor juntos”, como significa o nome do projeto, os alunos já conseguiram colher e comer na merenda escolar tudo que produziram.
“Foram feitos plantios de repolho, alface, milho, couve, pepino, brócolis e tomate. A última colheita aconteceu no dia 20 deste dezembro e os alimentos foram distribuídos para os interessados”, comemoraram as professoras.
Elas salientaram que para 2024, juntamente com os alunos, seguirão firmes com os trabalhos e pretendem produzir ainda mais vegetais.
“Serão destinados para as famílias dos alunos e também para incrementar outro projeto que acontece na escola, que é o ‘Cozinha Gourmet'”, adiantaram.
Agradecimentos
Os alunos agradeceram os padrinhos Rodrigo Munhoz, Evilin Ferraz, João Nilson Venera, Joelise Iensen, Alaércio Cordeiro, Alice Grosskopf, Edson dos Santos, Lucas Puttini, Cristiane Bonezzi, direção, pais, professores e a comunidade que participou de dois encontros.
“Nessas ocasiões nos ajudaram a capinar, puxar brita e criar novos espaços dentro do projeto. Foi uma parceria muito importante, assim como todo apoio que recebemos por parte de outras pessoas que nos acompanharam neste ano”, finalizaram.
Organizadoras
As professoras que organizaram o projeto neste 2023 foram Franciele Bonkowski, Joceline Linzmeyer, Sonia Bernado e Simone Waltmann. Em 2022, a professora Suelen Milczevski também fez parte da iniciativa, porém atualmente não está atuando na Rede Municipal de Educação.