Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Campo Alegre celebra a inauguração do Memorial da Serraria do Salto

CAMPO ALEGRE. A quarta-feira (15), feriado da proclamação da república foi marcada pelo ato de inauguração de algumas obras.

A primeira, foi a do Memorial da Serraria do Salto, realizada às 9h da manhã, na localidade do Salto do Engenho e contou com a presença da prefeita Alice Bayerl Grosskopf e do vice-prefeito Matheus Fuckner, acompanhados pelo vereador Francisco Kuhnen Neto; por Pedro Brüski, ex-proprietário da Serraria e seus familiares bem como secretários, diretores, coordenadores, chefes de divisão, servidores municipais, representantes de entidades locais e moradores.

História

A Serraria do Salto foi construída na década de 30; inicialmente pertenceu a família do sr. Adolfo Herbst, depois do sr. Gruber, do sr. Eugênio Duvoisin, e por último, foi da família de José e Pedro Brüski.

A antiga serraria era toda movida pela força das águas e a mão de obra era toda braçal, a mesma empregava muita gente da região, sendo referência na economia local da época. Ali era serrado todo tipo de madeira, principalmente pinheiro, as madeiras depois de serradas eram transportadas por carroções e levadas à Joinville e São Francisco do Sul no porto para exportação.

Em 2003, na gestão do prefeito Renato Bahr, o município adquiriu o imóvel por meio de uma desapropriação amigável, sendo tombado pela Lei Municipal nº 2.834/2003. Em 2016 foi a serraria foi desmontada pela prefeitura e agora, na atual gestão virou o Memorial que resgata a histórias e componentes originais da serraria em suas peças.

A obra

A equipe técnica do setor de arquitetura e engenharia da Amunesc foi quem fez o projeto arquitetônico, utilizando nele as madeiras e materiais que faziam parte da antiga serraria.

Esse monumento foi erguido no mesmo ponto onde estavam os maquinários da serraria, em uma área de 300 metros quadrados, onde foram investidos cerca de R$ 357.457,61 (trezentos e cinqüenta e sete mil, quatrocentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e um centavos) na execução da obra com recursos próprios do governo municipal.

O vice-prefeito Matheus Fuckner falou da importância de resgatar a cultura do nosso povo e também do comprometimento de toda a gestão em realizar obras com muita qualidade e o cuidado com o dinheiro público.

“É muito gratificante estar nesta manhã entregando essa obra que conta um pouco da história aqui do Salto”, destacou.

Durante a solenidade oficial, a prefeita agradeceu a presença de todos, principalmente do sr. Pedro e seus familiares, e destacou a importância que a empresa teve para o desenvolvimento da cidade, já que também conta a história dessas famílias proprietárias.

“São momentos como esse que estamos vivendo hoje aqui que fazem todo o nosso trabalho valer a pena. Estamos entregando esta obra muito felizes, após ela ter sido desmanchada sentimos que a história aqui estava perdida, e com esse resgate a praça e o memorial temos um lindo local para que todos possam aproveitar”, afirmou.

A empresa responsável pela execução da obra foi a Dimense Engenharia e Construtora Ltda., de Brusque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *