Desenhos do projeto “Na ponta do lápis – grafite é coisa séria, grafite é coisa de criança”, desenvolvido pela professora de Artes Márcia Fabiana dos Santos da Escola Professora Irene Olinda Teifke Ribeiro, do bairro Campo Lençol foram expostos na Câmara de Vereadores. O trabalho foi desenvolvido desde agosto com alunos do primeiro ao quinto anos.
A iniciativa mostrou a experiência vivida pelas crianças, que através do grafite, expressam sentimentos, ideias e sonhos na ponta do lápis, conforme a professora.
“Foram mais de 100 participantes. São reproduções, mas eles fizeram os desenhos observando as imagens e fazendo com traço livre”, falou ela a reportagem aqui do Nossas Notícias.
“Para a exposição escolhi os 30 desenhos e outros foram expostos na escola”, explicou.
Márcia enfatizou que o ensino do grafite dentro da sala de aula, seja em escolas ou projetos sociais, tem como objetivo estimular o conhecimento de vários segmentos artísticos e educacionais.
“Um dos grandes objetivos do ‘Graffito’ é mostrar a importância do grafite dentro do contexto social”, observou.
“Ensinei-os a técnica de pintar e desenhar com lápis grafite, já que eles estão acostumados a trabalhar e pintar com lápis de cor. É uma técnica diferente, que resultou em trabalhos bem lindos”.
Ainda de acordo com a professora, os objetivos da iniciativa foram proporcionar experiência introdutória e prática no desenho a partir de algumas técnicas e materiais da linguagem, bem como exercitar o olhar para o trabalho nas linguagens visuais e assim fortalecer o poder pessoal e a autoconfiança para escolhas de caminhos pelo uso da criatividade.
“A atividade também propôs exercitar e proporcionar contato e abertura para reflexão e novas experiências com a auto-observação, a paciência, o foco e a empatia”, finalizou.