RIO NEGRINHO. Jaime Junkes, presidente do Grupo Folclórico Germânico Oberland, responsável pela organização da Oberlandfest, usou a tribuna da Câmara de Vereadores durante a sessão desta semana para detalhar os motivos que levaram ao cancelamento da festa.
Inicialmente prevista para acontecer entre 27 e 29 de outubro, na Sociedade Musical, a Oberlandfest chegou a ter sua data remanejada para este final de semana – 10 a 12 de novembro-, no Pavilhão dos Imigrantes. Contudo, o grupo optou por não mais realizar o evento neste 2023.
“Na primeira vez acabamos mudando para uma outra data e local em função do mau tempo (havia ocorrido vários alagamentos, inclusive no centro, desde o início do mês e havia previsão de chuva para a data da festa). Com a mudança, tivemos muita dificuldade de fazer com que os grupos que estavam inscritos viessem novamente para a nossa festa. Uma pena, porque grupos parceiros nossos ficaram receosos”, frisou.
Junkes citou que grupos de São Matheus do Sul (PR), assim como de Canoinhas e Porto União, em SC, por exemplo, tinham interesse em vir para a Oberlandfest, mas como essas regiões também sofreram bastante com as chuvas, acabaram ficando inseguros de vir para Rio Negrinho.
“Com a mudança da data, também outros grupos que confirmaram conosco já tinham compromisso e deixariam de vir agora. Então teríamos uma participação de grupos folclóricos muito pequena perante do tamanho da festa”.
O presidente ainda explicou que até mesmo a realeza da Oberlandfest não poderia estar presente de forma completa neste final de semana.
“E em Mafra vai ter agora a OkchoppFest, que foi remanejada devido as chuvas que também assolaram esse município em outubro. Nesse mesmo final de semana ainda terá a Schutzenfest, em Jaraguá do Sul, e grupos que viriam de lá se apresentar em Rio Negrinho, também não poderiam marcar presença, por já terem compromisso agendado”, justificou mais uma vez.
Por fim ele explicou ainda a insegurança com relação ao clima, visto que boletins meteorológicos recentes ainda apontam a previsão de muitas chuvas para a região durante este mês.
Jaime destacou também que a empresa que promoveria os shows da Oberlandfest, era apenas parceria do Grupo Oberland para trazer as atrações, e que o risco de se manter a programação até a data e acabar chovendo nos dias do evento era muito grande. Com isso, o grupo não conseguiria ressarcir os prejuízos de empresa.
“Então decidimos cancelar de vez a festa e não apenas adiar para uma nova data, pois isso poderia trazer descrédito. Sendo assim vamos deixar para o ano que vem”, adiantou.
“Para 2024, vamos contar com o apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e da Fundação Municipal de Cultura. Não vamos falar em data, não vamos falar em prazo, mas vamos fazer uma grande festa! Não íamos nos sentir bem fazendo festa no Pavilhão com a rua Senador Nereu Ramos, ao lado, alagada, por exemplo. Ou sabendo que os comerciantes da Jorge Zipperer, também no centro, estavam sofrendo prejuízos por causas dos alagamentos”, encerrou.