Esse mês é marcado pela campanha de conscientização Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para diagnosticar a doença, a paciente precisa procurar o posto de saúde, passar por uma consulta com enfermeiro ou médico e ser avaliada.
A enfermeira da rede municipal de Saúde de São Bento do Sul, Beatriz Liebl, reforça a campanha.
“Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, desconsiderando o câncer de pele não melanoma. Por isso a importância de falar sobre ele”, comenta.
Entre os fatores de risco está o tabagismo, sedentarismo, obesidade, envelhecimento, exposição à radiação ionizante e histórico familiar. Não há uma causa única para o câncer de mama. Ainda, segundo o INCA, outros aspectos podem influenciar:
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
– Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
– Não ter filhos
– Primeira gravidez após os 30 anos
– Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
– Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
– Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos
Medidas de prevenção primária:
– Atividades físicas;
– Alimentação saudável;
– Fazer o rastreamento do câncer de mama, que inclui fazer a mamografia;
– Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas
Se houver alguma preocupação ou dúvida sobre o rastreamento do câncer de mama, é importante consultar um médico ou profissional de saúde para obter orientações adequadas com base no histórico médico e fatores individuais.