RIO NEGRINHO. As chuvas de hoje (04) também atingiram a Escola Estadual Marta Tavares, no bairro Cruzeiro.
A reportagem aqui do Nossas Notícias entrou em contato com a direção, que comunicou que as aulas continuam normalmente, que três salas estão interditadas mas que os alunos foram realocados em outros espaços.
Conforme a diretora Clecy Linzmeyer, a situação já foi comunicada para a Coordenadoria Regional de Educação e nesta tarde um engenheiro fará uma avaliação do local.
Ela ainda informou que os alunos que faltaram não serão prejudicados.
Às 13h37, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que os riscos são de deslizamentos para Bombinhas, Gaspar, Guabiruba, Itaiópolis, Luiz Alves, Monte Castelo, Porto Belo, Rio Negrinho e Tijucas. A prefeitura atende várias ocorrências.
Também no início desta tarde, a DC, em Nota Metereológica, informou que a chuva continua em Santa Catarina, mas diminui de intensidade entre a tarde e à noite. No entanto, persiste o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Conforme a DC, na quinta-feira (05), a chuva enfraquece na maioria das regiões, permanecendo de forma mais persistente e com totais elevados de 40 a 70 mm entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Ainda na manhã desta quarta-feira (04), os níveis dos rios na região do Alto Vale do Itajaí subiram rapidamente e, às 8h00 (horário local), foram fechadas as comportas das Barragens Oeste(Taió) e Sul (Ituporanga), quando o nível do rio Itajaí-Açu em Rio dos Sul atingiu os 4,0 metros.
Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força em SC, com chuva mais persistente no fim de semana e com acumulados elevados acima de 100 mm. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais.
Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.
É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
Ocorrências ligue 199 ou 193.