RIO NEGRINHO. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está intensificando e aprimorando os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Uma novidade importante é a recente implementação do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, contando agora com uma assistente social exclusiva para esse atendimento.
Esse serviço tem como objetivo atender às necessidades das pessoas idosas e com deficiência no ambiente de suas residências, garantindo o acesso aos direitos e prevenindo agravos de vulnerabilidade que possam prejudicar seus laços familiares e sociais.
O atendimento domiciliar permite uma abordagem mais personalizada, conhecendo as particularidades de cada família e contribuindo para a construção de planos direcionados ao fortalecimento das relações familiares e sociais, bem como facilitando o acesso aos serviços públicos disponíveis no território e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.
O CRAS funciona como a porta de entrada para os cidadãos acessarem a proteção social básica, oferecendo três serviços nacionalmente tipificados e adaptados às necessidades do município.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é o principal serviço do CRAS, visando fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e promover o acesso aos direitos, melhorando a qualidade de vida.
Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é complementar ao PAIF, promovendo a socialização, o fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência comunitária.