ESTADO. Às 03h30 da madrugada deste sábado (23), comendo a Primavera no Hemisfério Sul. Em Catarina, esta estação é marcada pela mudança gradativa no padrão das temperaturas e também no regime de chuvas, que passam a ocorrer principalmente na forma de temporais, que são ocasionados prioritariamente pela combinação de calor e umidade presentes na atmosfera.
Nesta época do ano, estes temporais costumam vir acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e de eventual queda de granizo.
Neste ano, haverá a influência do fenômeno El Niño, o que significa, conforme a Defesa Civil, que além do aumento da precipitação que já costuma ocorrer nesta época do ano, poderemos ter eventos de chuva volumosa e ocorrência de temporais intensos e frequentes, resultado da maior disponibilidade de calor e umidade na atmosfera, causada pelo El Niño.
Este fenômeno climático também interfere nas temperaturas, fazendo com que elas fiquem acima da média climatológica para a época do ano, aumentando a sensação de calor e abafamento.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que alguns cuidados sejam tomados em relação aos temporais e aos dias com temperaturas muito elevadas, como:
• se manter em local abrigado longe de objetos que possam ser arremessados e de janelas
• evitar trafegar em locais e pontes com alagamentos
• manter a hidratação
• se proteger do sol
• evitar praticar esportes ao ar livre nos horários mais quentes do dia