Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Quem é Mariane Noely Bail da Cruz, candidata ao Conselho Tutelar de Rio Negrinho

Nome completo:  Mariane Noely Bail da Cruz

Idade: 54 anos 

Casada com: Osmar Edelson da Cruz, há 35 anos

Mãe de: três filhos: Ricardo, Davi e Milena

Profissão em que atua: Estou Conselheira Tutelar desde janeiro de 2020, é meu primeiro mandato.

Formação: Estudei Teologia com ênfase na Educação Cristã na Faculdade EST de São Leopoldo (RS). Fui Ordenada Ministra Catequista da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, em 2002.

Quais trabalhos já desempenhou ou desempenha na comunidade?

Atuei por 15 anos como Coordenadora de Educação Cristã no Sínodo Norte Catarinense, que abrange 51 paróquias, em Santa Catarina e no Paraná. Nesta função organizava a formação de pessoas que atuam nas comunidades educando crianças e adolescentes. Desde jovem fui voluntária no trabalho de educação cristã de crianças em minha Comunidade da Igreja Luterana aqui em Rio Negrinho. Gosto muito de contar histórias bíblicas, fazer atividades lúdicas, criar brincadeiras para educar brincando. Faço, uma vez por mês, o programa “Divulgando o Evangelho,”, que vai ao ar na Rádio Rio Negrinho, aos sábados das 8h às 8h15. 

Por qual motivo resolveu se candidatar ao Conselho? 

Decidi me candidatar novamente para o Conselho Tutelar por achar que ainda tenho muito a contribuir neste trabalho. Quero continuar garantindo que as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados por suas famílias, pelo Estado e pela sociedade. Agradeço à Deus por tudo que já vivi até aqui e peço sabedoria e discernimento se mais uma vez receber o voto de confiança para mais um mandato do Conselho Tutelar de Rio Negrinho.

Sobre a eleição

Ao todo são 11 candidatos concorrendo à cinco vagas. São eles: Luana Antunes de Lima Azevedo, Genésio Barboza “Tim Maia”, Sônia Puttkammer, Solange Aparecida Beckert , Mariane Noely Bail da Cruz, Eraildes Peres de Lima, Marcionei Novaes dos Santos, Alessandra Lopes Kanopka, Carlos Alves da Silva, Jardes Alan Adamyk , Heverton Alcides Tureck 

A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro e a comunidade poderá escolher os seus candidatos votando em sete locais, conforme decidido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em conjunto com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente). O resultado será divulgado no mesmo dia. 

Locais de votação

Escola Prefeito Henrique Liebl, no bairro Jardim Hantschel; Escola Prefeito Frederico Lampe, no bairro São Pedro; Escola Professora Selma Teixeira Graboski, no Barro Preto; Escola Luiz Bernardo Olsen, no Distrito de Volta Grande; Escola Professor Ricardo Hoffmann, no Industrial Norte; Escola Manuel da Nóbrega, no Centro.

A posse dos cinco primeiros candidatos eleitos que receberem o maior número de votos será em 10 de janeiro de 2024. Conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, o mandato é de quatro anos.

Além de ter que cumprir alguns requisitos – como ter mais de 21 anos, Ensino Médio completo, residir no município há pelo menos três anos e ter experiência mínima de dois anos na defesa e/ou garantia dos direitos da criança e do adolescente ou curso de especialização em matéria da infância e juventude – os candidatos também passaram por vários processos.

De acordo com o CMDCA, o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar iniciou com 24 inscritos, porém teve uma inscrição indeferida, por candidato que não comprovou um dos itens solicitados no edital, e uma desistência.

Entre os dias 28 de junho e 04 de julho, aconteceu o minicurso preparatório para os candidatos ao Conselho Tutelar, com participação obrigatória (não comparecimento resultando em eliminação dos candidatos ausentes).

Segundo o Conselho, alguns dos candidatos não compareceram ao minicurso e foram eliminados, restando apenas 12 candidatos aptos para realizar a prova, que aconteceu no dia 16 de julho, no EMEJA Professor Alberto Tomelin (Centro de Excelência), das 13h às 17h. A prova foi aplicada pela Amunesc.

Entre os 12 candidatos, apenas 11 atingiram a média e se tornaram aptos a concorrer às 5 vagas para o Conselho Tutelar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *