RIO NEGRINHO. A Polícia Militar informou hoje (30), que na última semana atendeu cinco ocorrências relacionadas à violência doméstica. Conforme a corporação, foram registrados casos de lesão corporal leve, dolosa, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência.
A PM lembrou também que é frequentemente a primeira instituição a ser contatada quando ocorrem esses casos.
“Dessa forma, temos a responsabilidade de responder a essas situações de maneira adequada e eficaz, garantindo a segurança das pessoas envolvidas”, frisou a corporação.
Nesse sentido, a PM lembrou que tem um programa institucional em Santa Catarina, que é a Rede Catarina de Proteção à Mulher.
“Esse trabalho tem como objetivo principal a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres, baseando-se na filosofia de proximidade e buscando proporcionar maior efetividade e agilidade nas ações de proteção. Desta forma, a Polícia Militar catarinense demonstra seu comprometimento em lidar com esse grave problema social e garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em situação de vulnerabilidade, trabalhando para construir uma sociedade onde a violência doméstica não tenha lugar”.
Mulheres em situação de risco ou mesmo vítimas de qualquer tipo de violência podem entrar em contato com a PM pelo 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão, que tem inclusive um botão de pânico, que garante atendimento prioritário nesse tipo de ocorrência.