Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: projeto que reconhece Observatório Social como de Utilidade Pública será votado na Câmara hoje

RIO NEGRINHO. Na noite desta segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores, será votado o projeto de lei que tornará o Observatório Social da cidade como de Utilidade Pública, o que credenciará a entidade a buscar recursos públicos para a manutenção de suas atividades, bem como expandir suas ações no município.

A advogada Geórgia Bleyer, nova presidente da entidade falou com a reportagem aqui do Nossas Notícias sobre os projetos do grupo de voluntários.

“Pretendemos ir atrás de recursos e parcerias para que o Observatório apareça mais e receba mais integrantes, para que possamos fomentar nossas atividades principais. Já em novembro pretendemos lançar a ‘Semana da Cidadania’, uma ação voltada ao público mais jovem, teen e infantil”, comentou.

“Ainda estamos formatando como será, mas vamos utilizar algumas ações disponibilizadas pelo Observatório Social do Brasil, como dinâmicas realizadas em escolas, projeto de contos e Observador Mirim. Mas alguns são programas que dependerão de convênios e pessoal, então só saberemos mais à frente o que será possível na primeira edição da nossa Semana”, adiantou.

Ela destacou que a entidade espera mais engajamento de voluntários e fomentar atividades como monitoramento das compras públicas, indicadores de gestão pública e educação fiscal.

A nova presidente destaca que a entidade também pretende também realizar algumas palestras em entidades civis e ações diretas com a comunidade – como panfletagem na Praça do Avião, por exemplo – para mostrar o trabalho do Observatório Social.

“Nos últimos 2 anos estivemos no Mak Center e no Lab Three, porém, com recursos escassos e poucos voluntários, não conseguimos nos manter nesses locais por enquanto. Estamos atualmente fazendo as reuniões mensais numa sala cedida pela Acirne, mas vamos nos realocar esse mês, até porque acabamos de receber uma estagiária através da Acirne , que veio do projeto Pescar. Então precisamos de um espaço para ela trabalhar e para voltarmos a fazer os atendimentos e ações do OS”.

Geórgia também disse que acredita que com a declaração de utilidade pública, ficará mais fácil para a entidade conseguir parceiros que apoiem financeiramente a causa do Observatório Social.

“Já estamos com uma apresentação de captação de recursos pronta e começando a agendar visitas”, frisou.

Atualmente o OS conta com os seguintes apoiadores e mantenedores: Acirne, Rotary Clube Rio Negrinho, Escritório Contábil Zipperer, Bleyer & Bleyer Advocacia, Centro Comunitário do Industrial Norte e Sicoob.

“Nosso maior desafio nessa gestão é conseguir um maior engajamento de voluntários e trazer novos membros. Hoje temos 20 voluntários, mas apenas 7 ativos nesse momento”.

Ela finalizou explicando que nos últimos anos as atividades do Observatório Social foram prejudicadas pela pandemia, o que fez cair o engajamento, mas salientou que o grupo pretende resgatar e ampliar sua presença na comunidade daqui para frente.

O Observatório Social de Rio Negrinho também está nas redes sociais no Facebook e Instagram.

Diretoria OS

• Presidente – Georgia Alessandra Vieira da Luz Bleyer Mendes
• Vice-Presidente para Assuntos Administrativos Financeiros – Cláudio Jorge Gertler
• Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – Marcos Greipel
• Vice-Presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia – Angelo Fostinoni Neto
• Vice-Presidente para Assuntos de Controle Social – Elói José Dums

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *