RIO NEGRINHO. Um projeto idealizado por Nelsi Santina da Cruz Felczak e várias parcerias, foi selecionado para um programa da Natura a nível nacional. A conquista rendeu para a ganhadora uma mentoria e um kit com brindes e material de estudo para o curso, que reunirá selecionadas de todo Brasil.
Nelsi, que também é professora, falou com a reportagem aqui do Nossas Notícias sobre a iniciativa e o feito alcançado com o apoio de várias entidades e instituições em 13 anos de atividades.
Ela contou que uma vez por ano a Natura seleciona, em todo país, consultoras que desenvolvam projetos sociais e ela, que é consultora da empresa também há 13 anos, inscreveu um projeto desenvolvido com mulheres e adolescentes no Vista Alegre desde 2010.
“Hoje o chamamos de Clube de Mães. Neste projeto, a busca é por trazer algo diferente para as mulheres. São oficinas de artesanato e palestras. Durante esse tempo tivemos várias parcerias com o Rotary Cimo, Casa da Amizade, Udesc de São Bento do Sul e outros clubes e instituições”, detalhou.
O intuito é ajudar as mulheres no autoconhecimento e autoestima, mostrando seu potencial em todos os aspectos.
“Esse ano nossos parceiros são a Casa da Amizade e a UDESC. Tenho uma gratidão imensa pela presidente da Casa da Amizade, Dirlene Klaus, minha amiga que abraçou este projeto e caminha conosco. As oficinas oferecidas são de artesanato criativo. E com a Udesc as oficinas feitas neste ano foram de sabão e sabonete”, enfatizou.
Segundo Nelsi, o que mais se pode ressaltar no projeto é o vínculo criado com as participantes, pois durante as oficinas existe muita troca de experiências, conversas, descontração e ajuda mútua.
“As palestras feitas mensalmente buscam essa integração e também ajudar a mulher a perceber-se como ser humano único e cheio de possibilidades. Tenho certeza que vamos evoluir muito enquanto projeto e com isso ajudar muito mais as pessoas e nossa comunidade”, frisou.
As oficinas não acontecem em um local fixo no bairro, mas atualmente vem sendo realizadas na escola e também na Associação de Moradores. Participam do projeto atualmente uma média de 30 mulheres e desde o começo, há 13 anos, mais de 200 já frequentaram as aulas.
O projeto foi selecionado dentro do Programa Acolher e a Natura proporciona a todas às escolhidas uma mentoria de seis meses para que possam implementar melhorias nas ações que realizam em suas comunidades.
“A mentoria dura 6 meses e também há uma premiação que vai ser confirmada. A lista oficial sai essa semana, com os números exatos, mas foram mais de 3 mil inscritos no Brasil e 45 projetos selecionados”, detalhou.
Desafios
Segundo Nelsi, o maior desafio do projeto é encontrar um lugar acolhedor para as oficinas, pois é preciso espaço para que se possa contemplar o atendimento às crianças que são levadas pelas mães.
“Eu sempre me emociono muito com nossas trocas de experiência, mas tem algumas histórias que nos tocam mais. Histórias de vida que me fazem crescer como ser humano. Quando vejo a continuidade das oficinas, mesmo sem eu poder participar todas as vezes, isso me traz grande alegria também, já que o grupo existe independente de mim, da minha presença”, comentou.
“Hoje temos algumas pessoas que são nosso grande alicerce no grupo. Tem quatro delas que se dedicam a vendas de artesanato como fonte de renda. Nos encontros, ainda tem outras questões que são levantadas como sustentabilidade e retorno aos estudos. Incentivamos muito a qualificação de forma geral, falamos sobre prevenção de gravidez, cuidado com a saúde e etc”, encerrou, mostrando que as aulas de artesanato vão muito além dos materiais utilizados. São aulas de vida e para a vida.