SÃO BENTO DO SUL. O CEIM Vera Lucia D. Kitzberger, em Oxford, foi evacuado e interditado após um vazamento de gás na manhã de hoje (11). A ocorrência foi atendida pelos bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação divulgou uma nota oficial.
Os bombeiros relataram que foram acionados por volta das 09h57 e que no local, foi solicitado para que a responsável apontasse os locais de risco para averiguação. Ao , utilizar um detector de gases, os bombeiros relataram que foi possível averiguar nesses locais uma alta concentração de GLP (Gás de Cozinha), sendo imediatamente o imóvel evacuado e interditado por grave risco, devido a possibilidade iminente de explosão, incêndio ou dano ambiental grave, conforme previsto na Lei Estadual 16157/2013.
Em conjunto com a Defesa Civil, foi feito contato com a empresa responsável pelas reformas da unidade, além de terem sido acionados os pais para fazerem a retirada de suas crianças do local (a creche possui cerca de 116 alunos, além do corpo docente).
Após a avaliação, foi constatado que a concentração do gás acontecia, principalmente, no banheiro e nas saída de esgoto (bueiros); já na central de gás e cozinha não foi possível detectar nenhum vazamento.
Em seguida foi acionado o Serviço de Segurança Contra Incêndios de São Bento do Sul para dar continuidade aos trâmites legais. A cena foi deixada sob cuidado da Defesa Civil até a evacuação completa do estabelecimento e, posteriormente, isolamento do local.
A Secretaria Municipal de Educação emitiu a seguinte nota:
Na manhã desta terça-feira, 11 de julho, foi identificado um vazamento de gás, aparentemente subterrâneo, no Centro de Educação Infantil Municipal Vera Lucia D. Kitzberger, no bairro Oxford.
Ao ser identificado o problema de vazamento, a Secretaria Municipal de Educação acionou a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que interditaram as atividades no local até ser resolvido o vazamento. Além disso, o engenheiro da Secretaria Municipal de Educação também foi acionado e já está realizando as tratativas para sanar o vazamento junto às empresas responsáveis.
A Secretaria de Educação também está em contato com a direção da unidade, que por sua vez, está comunicando os pais que precisam de atendimento dos filhos, sejam realocados temporariamente em outras Unidades Educacionais.
Por isso, pedimos a compreensão dos pais e de toda a comunidade escolar. Sabemos que situações inesperadas como essa geram transtornos, mas estamos trabalhando para resolver o mais breve possível, prezando pela segurança de todos.