RIO NEGRINHO. A APAE completou na última semana 45 anos de atividades na cidade. A data foi marcada por comemorações e homenagens a fundadores, ex-presidentes, colaboradores e educandos em evento realizado na própria sede da instituição, localizado na BR 280.
E na noite de hoje (03), as comemorações continuaram, com a instituição sendo homenageada na Câmara de Vereadores, com uma Moção de Aplausos. A iniciativa foi dos vereadores Alessandra, Dido e Cassinho e teve aprovação unânime por parte dos demais parlamentares.
Durante a cerimônia, foi divulgado um emocionante vídeo sobre a instituição, produzido pela própria equipe da Câmara. Em suas falas, os vereadores teceram vários elogios pelo trabalho de inclusão que a APAE realiza e se colocaram à disposição para auxiliar a instituição no que for necessário e possível à eles.
A APAE é presidida por Tatiane Marega, que está em sua segunda gestão. Mãe de um autista, ela destacou que trabalha com os objetivos de melhorar o atendimento aos educandos e também às suas famílias.
“Fazemos um trabalho bem transparente aqui. Tanto que pais e mães também podem vir almoçar com os filhos e a hora e dia que quiserem podem vir ver como são as aulas e atendimentos que os educandos recebem. A APAE é de todos”.
Ela também salientou que foi contratado um advogado, que presta atendimento gratuito às famílias, diretamente na sede da APAE, com o objetivo de garantir os direitos dos educandos.
Outro fator elencado pela presidente foi o reforço na segurança, através de mudanças na área da entrada, instalação de câmeras de segurança e dispositivos que ficam ligados diretamente à Plena Segurança, empresa especializada na área e devidamente legalizada.
A diretora Anelize Tureck lembrou ainda que a APAE começou com 6 educandos, há 45 anos e com a dedicação de todos os que fizeram e fazem parte desta história, hoje atende 155 crianças e jovens.
“Temos educandos no programa de estimulação precoce, atendimento especial para autistas, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta … É uma equipe formada por 38 colaboradores. Trouxemos muitas melhorias para a APAE em termos de atendimento mas salientamos sempre que estamos dando continuidade ao trabalho dos fundadores e ex-presidentes, pois sem eles nada seria possível”.
Sobre a APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Rio Negrinho – completou seus 45 anos de sua existência em 28 de junho deste 2023.
Fundada em 1978, tem como missão promover e articular ações de defesa, direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio á família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade justa e solidária.
A APAE iniciou suas atividades nas dependências do salão da Igreja Luterana, conforme a vereadora Roseli Zipperer e contou principalmente com a iniciativa do senhor Paulo Beckert, ex-prefeito e da senhora Orita Fernandes do Amaral, ex-vereadora e liderança ativa na comunidade.
Atualmente, atende 155 educandos com deficiência intelectual ou múltipla, e continua investindo na qualidade dos serviços prestados gratuitamente.