RIO NEGRINHO. Nesta semana aconteceu a festiva em alusão aos 31 anos de fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante o evento a presidente da entidade, Rossandra Wantowsky, falou á reportagem do Nossas Notícias sobre a passagem da data, bem como sua participação como voluntária nas últimas três décadas.
“Completamos nesta segunda-feira (29), 31 anos da entidade e fizemos uma comemoração muito singela, somente com as voluntárias, para evitar acarretar custos pra entidade”, destacou.
No encontro também foi realizada a entrega das estrelas e dos botões representativos às voluntárias que atuam há mais tempo na entidade.
“É sempre um momento muito lindo, porque você vê a importância de estar na entidade, trabalhando tanto tempo. É um momento onde cada uma faz um resumo do que a entidade tem feito pela comunidade e se percebe participativa dessa questão”, explica a presidente.
Sobre sua trajetória dentro da entidade, Rossandra frisa que foi uma satisfação participar da comemoração, junto com outras 38 voluntárias e mais cinco aspirantes.
“O principal trabalho da Rede Feminina, como todos sabem, é a prevenção, com a realização do exame preventivo gratuito na nossa sede, nas segundas, terças e quartas. Esse é o carro-chefe, porque a prevenção é a palavra principal. Mas além disso fazemos palestras educativas nas escolas, nas empresas e temos também vários setores que estão ficados em apoiar pessoas que estão passando pela doença”, detalha.
A presidente destacou ainda que a Rede disponibiliza terapias alternativas para pacientes e ainda visitas periódicas.
“É uma questão importante para a gente poder fazer todo esse trabalho. Dependemos da realização de eventos e da comunidade ser parceira, o que sempre vem acontecendo. Assim como são parceiros os empresários, as entidades religiosas, … Na festiva, por exemplo, tivemos a presença do padre Moisés Bohn Mittelstaed, do Seminário, que é uma pessoa maravilhosa e fez uma oração linda”, cita ainda.
“Então são muitos os trabalhos que a Rede realiza, mas toda mulher que quiser fazer o seu preventivo, que vá até a entidade. Toda mulher que estiver passando pelo problema, por essa doença, que chegue até a Rede Feminina, que a gente vai orientar sobre como poder ajudá-la melhor”, explica.
Eventos
Para o segundo semestre a entidade promoverá o tão pedido “Pastel da Rede Feminina”. Segundo ela, a promoção acontecerá em agosto, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua.
“Ainda faremos uma divulgação de valores, local, horário, mas provavelmente será dia 16″, adianta.
“Gostaria também de lembrar que temos um brechó, que fica em uma das sala a anexas ao Colégio São José. Ele está sendo financeiramente muito bom para a Rede, então solicito que quem puder, nos faça a doação de roupas usadas em bom estado”.
“A Rede Feminina faz o bem porque vai receber esse valor para tratamento das pacientes e as que não podem pagar uma roupa mais cara podem comprar a preços acessíveis do nosso brechó”, encerra.