RIO NEGRINHO. A Polícia Militar encerrou na última semana um ciclo de palestras para a capacitação dos profissionais da área da educação.
A primeira ação ocorreu no dia 10 de abril, com uma palestra somente para os diretores e gestores das unidades escolares, e nos dias 26 e 28 do mesmo mês a palestra se estendeu para todos os profissionais da educação, atingindo aproximadamente 200 pessoas. Conforme a PM, as palestras poderão continuar a pedido das instituições de ensino interessadas.
A corporação destacou que o objetivo foi ensinar sobre o protocolo “FUGIR – ESCONDER – LUTAR”, que tem como finalidade preparar os educadores para agir em situações de emergência dentro das escolas.
O evento aconteceu no Centro de Excelência e foi organizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Negrinho.
“A participação de todos foi de grande importância, já que a PM possui um plano de pronta resposta para esses casos, que também foi repassado para conhecimento de todos os envolvidos”, destacou o comando em texto oficial.
A corporação destaca também que orientar os profissionais para lidar com situações de emergência nas escolas é de extrema importância para a segurança dos estudantes, professores e funcionários.
“O protocolo “FUGIR – ESCONDER – LUTAR” tem como objetivo ensinar as pessoas a agir de forma segura, minimizando os danos e salvando vidas”.
A Polícia Militar destaca que já vinha intensificando as suas atribuições de fornecer a segurança para toda a comunidade escolar com a guarnição da Ronda Escolar.
Após o ataque a uma creche em Blumenau, no início de abril, que deixou 4 crianças mortas e 5 feridas, a PM rio-negrinhense informa que está usando o efetivo do serviço administrativo, além do policiamento ordinário, da guarnição da Patrulha Escolar e Proerd para realizar rondas aos arredores das instituições de ensino, acompanhar a entrada/saída dos alunos e realizar visitas e consultorias preventivas com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança de todos.