RIO NEGRINHO. 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a data será marcada pela segunda edição da Caminhada Azul, promovida pela AMAr (Associação de Pais e Amigos do Autista de Rio Negrinho).
A atividade é aberta à comunidade e começa às 15h, com saída da rodoviária em direção à Praça do Avião, no centro.
Conforme a presidente Adriana Benjamin, a expectativa é que o número de participantes deste ano supere o de 2022, que mobilizou 80 pessoas.
“Convidamos clubes, prefeito, vice e alguns vereadores que estão nos apoiando. Toda população de forma geral pode se sentir convidada a caminhar conosco. Há muito a ser feito no que diz respeito a inclusão do autista bem como a atendimentos e direitos. Um exemplo é o acesso a terapias, que nossas crianças precisam, pois é fundamental para o bom desenvolvimento delas. Por isso precisamos nos unir como pais, como sociedade e como governantes”, argumentou.
“Pedágio Azul” no sábado (08)
Além da caminhada, a AMAr realizará no próximo sábado o “Pedágio Azul”, com o objetivo de arrecadar recursos para dar início ao atendimento de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista.
Na data também estarão à venda camisetas personalizadas. O valor é R$ 35 e quem desejar já pode fazer sua encomenda pelo whatsapp 47 9762-6817.
Outras atividades
Conforme Adriana, a retomada dos Encontros de Mães que aconteceram no ano passado também está prevista, novamente com a participação de profissionais de diferentes áreas orientando famílias sobre vários aspectos relativos ao autismo.
Em maio também deverá ser realizada a primeira edição da “Feijoada da AMAr”, evento que assim como o pedágio, pretende reunir recursos para custear trabalhos em benefício das pessoas com o TEA.
Para o mesmo mês ainda está sendo organizada a “Corrida da AMAr”. Em breve novas informações serão divulgadas.