SANTA CATARINA. A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza que, nos casos mais graves, pode levar à hospitalização e à morte, destaca o médico do SESI, Leandro Garcia. Por isso, campanhas anuais reforçam a importância da vacinação contra a gripe. Esta ainda é a melhor forma de se evitar as complicações da doença.
Garcia explica que os primeiros sintomas da gripe geralmente são febre, cansaço e dores no corpo. Após três ou quatro dias, estes sintomas tendem a dar lugar às manifestações respiratórias, como tosses, espirros e secreção nasal. “Adultos saudáveis também podem ser impactados com a perda da capacidade de trabalho e podem transmitir a doença para pessoas de alto risco”, lembra o médico.
Ao contrário do que alguns acreditam, a vacina não é capaz de transmitir a doença.
“Na verdade, ela nos deixa mais fortes e é muito efetiva em reduzir os casos de internação e morte”, frisa.
Trabalhadores são imunizados na indústria
O SESI já deu início à vacinação dos trabalhadores da indústria.
“A vacinação é a melhor forma de melhorar a imunidade coletiva dentro do ambiente de trabalho e na comunidade, prevenindo uma potencial epidemia de gripe. Além disso, é uma estratégia para diminuir afastamentos e atestados motivados pela gripe e suas complicações e reduzir custos assistenciais com plano de saúde”, alerta Sendi Lopes, gerente de saúde e segurança do próprio SESI .
As vacinas seguem disponíveis para compra e as empresas interessadas devem entrar em contato com as Unidades do SESI para efetuar seus pedidos. Em Santa Catarina, são mais de 20 unidades de atendimento e a empresa que imunizar mais de 15 trabalhadores, pode solicitar a vacinação in company, ou seja, dentro da própria indústria.
Confira a tabela de preços clicando no link: https://fielink.fiesc.com.br/cl/PPcrp/MTL/8d94/CKxs7GLhFe4/BLi3/FAoWvxPSOuw/1/ e respondendo o formulário que consta no final da página.