REGIÃO. A artista rio-negrinhense Astrid Lindroth é uma das homenageadas da exposição coletiva “Clássicos Joinvilenses”, que homenageia 20 artistas que trabalharam em diversas áreas, como pintura, gravura, desenho e escultura, entre os anos de 1940 e 2000 e que moraram ou moram na cidade.
A exposição celebra 60 anos de produção artística em Joinville e resgata as memórias que colocaram a cidade como um centro efervescente de cultura no circuito nacional de artes nas décadas de 80 e 90.
De acordo com a organização, os clássicos apresentados não figuram no conceito definido pela história da arte, mas sim como exemplares da recente história local, compondo uma exposição coletiva única.
A curadoria está a cargo de Katiana Machado e a visitação poderá ser feita até o dia 08 de junho, sempre das 10 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, na rua Bento Gonçalves, 33, no bairro Glória.
“Fiquei feliz pelo reconhecimento e pelo convite para essa exposição. Feliz por poder lembrar e estar junto a esse grupo de artistas de Joinville, que movimentaram e fizeram acontecer um forte movimento cultural no estado entre 1975 a 2000. Na exposição, também estão participando outros artistas mais antigos que movimentaram a cultura da cidade”, comentou ela com a reportagem aqui do Nossas Notícias.
“Foram selecionadas obras da fase antiga pela curadora Katiana Machado. Ela selecionou três obras minhas, de diversas fases. Também participamos em exposições de outros estados, como Paraná, São Paulo, Rio Grande. A exposição foi chamada de Clássicos Joinvilenses, porque existiram artistas que iniciaram em 1940. Eu comecei a participar das exposições coletivas de Joinville em 1975”, cita ainda Astrid.