RIO NEGRINHO. Claudinei Ribeiro da Maia, o Purungo, ex-diretor de esportes da Associação de Moradores do Loteamento Novo Horizonte, no bairro São Rafael, entrou em contato com a reportagem do Nossas Notícias para comentar sobre melhorias que ele e um grupo de moradores voluntários realizaram na cancha de areia do bairro no sábado (14) e cobrar providências, por parte da prefeitura, com relação a manutenção do espaço.
Segundo ele, mesmo não fazendo parte da diretoria da associação, a intenção da iniciativa de reunir o grupo foi recuperar a área para que a mesma volte a ser utilizada pelos moradores, em especial as crianças.
“Nós vamos começar a treinar e eu comecei a fazer um trabalho de novo com os meninos de 9 a 12 anos, sempre aos domingos”, comenta.
“Estou apenas treinando específico com essa ‘piazadinha’ para tirar eles um pouco da rua”, cita ainda ele, reforçando que o grupo já terminou alguns reparos emergenciais no entorno do espaço.
“Mas a gente precisa também que o pessoal do Samae venha aqui dar uma olhada”, pede, reforçando que nem ele nem os demais integrantes do grupo tem a intenção de prejudicar alguém.
“Tem um cano, ou alguma outra coisa ali que deve estar solta, alguma manilha e está ficando parada água no entorno da cancha. Acreditamos que deve ser um vazamento de esgoto”, diz.
“Purungo” também disse que no próximo sábado (21) o grupo vai terminar de limpar a área e ainda carpir, mas falta bastante coisa para fazer.
“Eu inclusive pedi para o atual presidente da Associação de Moradores e ele também pediu para que uma equipe da prefeitura faça a limpeza”, frisa.
“Só que eles falaram que será feito na volta do horário normal de atendimento. Por enquanto, estamos limpando para que possamos fazer a utilização do espaço e mais para frente fazer alguma competição, uma copinha ou coisa assim, com atletas de sub-11, sub-10, sub-9, mas isso é um projeto para o futuro”, adianta.
Após o término dos trabalhos do grupo, ele lembra que será necessário ajuda da prefeitura.
“Além da limpeza, é preciso que arrumem as telas e as traves da quadra, que estão caindo. Não quero prejudicar ninguém, a ideia é só cobrar mesmo, o que é um direito dos moradores para a utilização do espaço”, sugere.
Maia cita ainda que além do problema de água suja no entorno da quadra, o espaço ainda está tomado por cacos de vidro.
“Tinha muito caco de vidro e eu tirei uma caixa dali, mas, ainda assim, é bem perigoso para as crianças. De qualquer forma já estamos utilizando a cancha, fruto de um trabalho nosso e de um grupo de pessoas que quer fazer a diferença”, diz.
Além da falta de manutenção na cancha, Maia destaca que os moradores cobram do poder público alguma ação para a manutenção dos equipamentos da academia do loteamento que, segundo ele, também estão todos estragados.
O que diz o SAMAE
A reportagem do Nossas Notícias entrou em contato com Valdir Caetano, presidente do SAMAE. Ele informou que já passou para o setor operacional a solicitação de averiguação no local.
“Está no cronograma”, avisou.