Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: aos 15 anos, Kessia Veiga adquiriu um brechó, inspirada por curso gratuito promovido por Núcleo da Acirne

RIO NEGRINHO. Com apenas 15 anos de idade, Kessia de Souza Veiga, é mais uma jovem dando os primeiros passos na área do empreendedorismo.

Aluna do primeiro ano da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega, ela participou, no ano passado, do projeto “Qualificação e Inserção do Adolescente no Mercado de Trabalho”, iniciativa da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), através do Núcleo de Recursos Humanos.

A capacitação durou três meses e foi conduzida pelo relações públicas Marinho Cristofolini e pelo psicológo Lincol Drosdek. O curso foi realizado com recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e formou 70 adolescentes, dentre meninas e meninos.

À reportagem do Nossas Notícias Kessia contou como se interessou pelo projeto e por empreender através de um brechó.

O primeiro contato com a capacitação aconteceu quando a direção da escola fez as primeiras divulgações, verificando alunos eventualmente interessados.

“Achei a ideia boa. Veio a oportunidade e pensei que não tinha motivo para não participar”, conta a jovem.

Sobre a ideia de montar um brechó, surgiu quando sua avó colocou a empresa à venda. Já sobre a experiência de ter seu primeiro próprio negócio, ela acredita que todos os empreendedores têm seus altos e baixos, mas para ela, os desafios do dia a dia são motivo de inspiração.

“A principal lição que fica é a de conseguir vivenciar experiências que futuramente poderei repassar para outras pessoas. Além disso, a iniciativa oportunizou que eu conseguisse comprar coisas que desejava”, diz.

A jovem lembra que durante o curso encontrou dificuldades em manter um comprometimento, devido a várias distrações no período.

“Também foi difícil trazer o que aprendi na capacitação para a vira real”, aponta.

A respeito dos pontos positivos, ela enaltece os conteúdos repassados nas aulas de Cristofolini e Dresdeck.

“Consegui aprender muitas coisas sobre alguns fatos psicológicos que eu trouxe para meu dia a dia”, completa.

Questionada sobre como é manter um negócio próprio, sendo tão jovem e precisando lidar com diferentes e novas exigências, Kessia diz que gosta de interagir com o público.

“Mas o que considero difícil e um dos grandes desafios, é manter tudo organizado, incluindo aí a parte administrativa”, comenta a moça, que conta também com a ajuda dos pais em atendimentos do dia a dia.

Com o resultado positivo que teve nas vendas de Natal e de fim de ano, a jovem encara 2023 com bastante otimismo.

“A expectativa é colocar mais coisas novas no brechó “, projeta.

O “Brechó Dona Kessia” fica em frente a Escola Municipal Prefeito Frederico Lampe, no bairro São Pedro, com atendimento das 9h às 17 horas. Contatos podem ser feitos pelo whatsapp 47 8826-3343.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *