Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Captação de órgãos para transplante é realizada na Fundação Hospitalar Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, da Fundação Hospitalar Rio Negrinho, realizou a primeira captação de órgãos para transplante. A informação foi divulgada nesta semana pela direção do hospital e a ação aconteceu na véspera de Natal (24).

Os familiares de um homem de 54 anos optaram pela doação dos órgãos, onde foram captados dois rins e duas córneas.

Após a análise e avaliação da equipe especializada da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina – SC Transplantes – que esteve em Rio Negrinho realizando a captação, os órgãos seguiram para Florianópolis.

A Central coordena as atividades de transplante em âmbito estadual, através da implementação e aplicação das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos, respeitando critérios de compatibilidade, urgência e tempo de espera, e assim verifica a destinação aos receptores ideais.

O diretor administrativo da Fundação Hospitalar, Claudio Marmentini, destacou a importância da captação de órgãos, sendo um serviço inédito no Hospital, e enfatiza todo o auxílio que é feito durante o processo.

“Foi o primeiro procedimento de captação de órgãos em nosso Hospital. Agradecemos toda a equipe envolvida nesse procedimento e ao mesmo tempo que prestamos condolências à família enlutada, acreditamos que este gesto de generosidade ao próximo, que foi às vésperas do Natal, sirva de incentivo, visto que é um ato nobre que pode salvar vidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *