REGIÃO. Na noite deste Natal (25), moradores das ruas 13 de Maio e Rio Branco, no bairro Faxinal, em Mafra, tiveram suas casas alagadas após uma forte enxurrada que atingiu o município. Como a chuva chegou a atingir cerca de 45 centímetros das residências, eles chegaram a ficar ilhados e foram resgatados pelos bombeiros.
Por volta das 20h04, os socorristas foram acionados para ir até o bairro. Na rua 13 de maio eles retiraram duas mulheres e três crianças de dentro de uma residência. Os moradores também receberam ajuda para levantar móveis e eletrodomésticos da casa, que passou por vistoria na parte elétrica e teve a energia desligada pelos bombeiros.
Os moradores permaneceram dentro da viatura até parar a chuva. Vinte minutos depois, com o nível da água baixando rapidamente, eles puderam retornar ao imóvel em segurança.
Na sequência, os bombeiros foram até a rua Rio Branco, onde orientaram uma senhora de 74 anos, proprietária de uma residência, a procurar casa de parentes (filha que mora no mesmo bairro), devido ao fato do imóvel em que mora também ter sido atingido pelas águas, também em um nível de cerca de 45 centímetros.
Após vistoria no local e cerca de 20 minutos, a água baixou rapidamente, deixando a lama acumulada, porém a casa permaneceu em segurança.
Na mesma rua, os bombeiros também foram até a residência de uma mulher de 25 anos, onde seu irmão, que se encontrava no local na hora da enxurrada, relatou que a casa foi alagada rapidamente e, que, após 20 minutos a água baixou, deixando lama e barro no piso e nos móveis.
Outro morador também procurou os bombeiros, relatando que sua residência também fora atingida, porém, como foi construída em pilotis, somente a garagem e área de lavanderia ficaram.
Ele informou também que devido a tubulação da passagem na rua ser de diâmetro inferior 1 metro, a cada chuva com volume maior, a tubulação rapidamente represa (devido ao acúmulo de lixo e galhos), fazendo que água invada as casas, construídas à beira do córrego.
Após deixar os moradores em segurança e ter feito o levantamento fotográfico e de demais informações, os bombeiros retornaram ao quartel para reaparelhamento, limpeza de materiais e permanência de prontidão.