SÃO BENTO DO SUL. Na manhã deste domingo (27), o prefeito Antonio Tomazini assinou decreto de situação de emergência na cidade, em decorrência das fortes chuvas que castigaram o município especialmente entre a noite de sábado e esta madrugada.
Conforme dados divulgados pela Defesa Civil, em apenas 24 horas choveu 168 milímetros na cidade, o equivalente a um mês inteiro de chuvas.
A decisão pelo decreto de emergência foi tomada em reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC). No encontro foram mapeados os locais atingidos para avaliar a situação em decorrência das fortes chuvas que castigaram São Bento do Sul.
O GRAC conta com representantes da Defesa Civil municipal e estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Celesc, Samae, secretariado da Administração Municipal e também do prefeito Antonio Tomazini e do vice-prefeito, Tirso Hümmelgen. Uma nova reunião será realizada no início da tarde deste domingo, para traçar algumas ações emergenciais na cidade.
A Defesa Civil pede atenção da população, especialmente porque a previsão ainda aponta possibilidade de mais chuvas entre este domingo e a segunda-feira.
Entre os principais pontos afetados com alagamentos e deslizamentos estão bairros como Cruzeiro, Centenário, Serra Alta, Rio Vermelho Estação e a localidade de Rio Natal.
Há ainda diversos pontos da cidade com o fornecimento de água suspenso devido aos rompimentos da rede.
Equipes do Samae já trabalham no local para recuperação. O diretor-presidente da autarquia, Osvalcir Peters, pede compreensão da comunidade, pois são diversos os problemas ocasionados pela chuva e os atendimentos estão sendo feitos conforme a disponibilidade das equipes. LEIA TAMBÉM:
Força tarefa para reparar danos causados pelas chuvas em São Bento do Sul