SANTA CATARINA. A Defesa Civil lembra que a semana foi marcada pelo calor em Santa Catarina. O tempo firme predominou em todas as regiões, o que favoreceu a elevação das temperaturas em todo o estado.
Por conta da passagem de uma frente fria e a combinação entre o calor e umidade, alguns temporais isolados foram registrados entre o Oeste e o Extremo Oeste. Cidades como Criciúma e Maravilha registraram chuvas acima dos 33mm.
Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (28), instabilidades presentes na atmosfera combinadas a presença de calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados do centro ao norte catarinense, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná.
O risco para ocorrências associadas aos temporais como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo é moderado na área em amarelo e baixo na área em verde.
No sábado (29), uma área de baixa pressão combinada ao calor e a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva, que por vezes acontecem na forma de temporais isolados, principalmente entre o Grande Oeste, parte do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
As instabilidades começam a atuar ainda pela manhã nas áreas a oeste e se deslocam para as demais regiões entre a tarde e início da noite.
O risco para ocorrências associadas aos temporais como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo é moderado em Santa Catarina.
Os ventos sopram de norte/noroeste em toda Santa Catarina, o que mantém as temperaturas próximas ou acima dos 30°C, principalmente no litoral e no Vale do Itajaí. As rajadas oscilam entre 45 km/h e 65 km/h pelo estado entre a manhã e o início da noite.
No domingo (30), uma nova área de baixa pressão se forma entre o Paraguai e a Argentina, trazendo risco para temporais isolados entre a madrugada e manhã no Grande Oeste. Entre a tarde e à noite, a aproximação de uma frente fria deixa o estado sob uma condição pré frontal. Por isso, a presença de calor e umidade já favorece a ocorrência de temporais entre a tarde e à noite do Grande Oeste ao sul do estado.
A frente fria avança a partir do Grande Oeste entre a tarde e a noite do domingo e a madrugada de segunda-feira (31), e ao longo do dia suas instabilidades avançam para as demais regiões. Este sistema traz consigo temporais acompanhados de chuva intensa com raios, rajadas de vento e queda de granizo, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências.
Ainda ao longo da segunda-feira, uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão avança por Santa Catarina, provocando declínio acentuado das temperaturas.
Com o deslocamento deste sistema, o vento passa a soprar de sul em todas as regiões e as temperaturas máximas devem ser registradas durante a madrugada e as mínimas à noite (valores abaixo dos 10°C em todo o estado, exceto o litoral). Por isso, o risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é de moderado a muito alto em Santa Catarina.
A intensa massa de ar frio segue atuando sobre Santa Catarina
Essa condição mantém as manhãs frias até o final da semana, mas principalmente entre terça (01/11) e quarta-feira (02/11), quando as temperaturas ficam próximas e até abaixo de 0°C na Serra, entre 1°C e 6°C no Grande Oeste e Planalto Norte e entre 6°C e 12°C nas demais áreas do estado.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão.