REGIÃO. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do turismo de Santa Catarina e contribuir para a retomada do setor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investirá R$ 1,8 milhão, em 14 cidades do estado, para implantar um projeto que cria rotas e roteiros turísticos em diversas regiões catarinenses.
A proposta, que conta com a parceria fundamental da Instância de Governança Turística Caminhos do Contestado, Prefeituras e Associações da região, prevê atender empresas e propriedades rurais no setor de turismo dos municípios participantes da iniciativa.
“A implantação da solução de rotas e roteiros permitirá que as cidades passem a ofertar um destino turístico mais atrativo, organizado e capaz de atender as necessidades e expectativas dos turistas”, explica Jaime Dias Junior, gerente Regional Norte Sebrae.
Ao todo, as cidades de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, Três Barras, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá serão contempladas.
A iniciativa prevê que o Sebrae subsidie 80% do valor, enquanto os outros 20% serão de responsabilidade das prefeituras. A exceção é Canoinhas, na qual as empresas farão adesão pela Associação Empresarial do município.
Etapas do projeto
Conforme explica Milena Zimmermann de Freitas, Gestora de Projetos do Sebrae/SC, a implantação do projeto de rotas e roteiros turísticos será a partir de quatro etapas realizadas em cada uma das cidades participantes.
O primeiro, ainda em 2022, classificado como diagnóstico e sensibilização, é composto por atividades de identificação do potencial turístico da região, mapeamento georreferenciado da oferta turística e sensibilização do trade-turístico do local.
Em seguida, em 2023, o desenvolvimento de produtos consiste, principalmente, na definição do cardápio de produtos e serviços que farão parte da rota turística e na orientação do processo de desenvolvimento, além de garantir que os produtos e serviços possam atender às exigências da demanda.
Depois, a formatação da rota turística reunirá ações para integrar a oferta turística da área com a gestão compartilhada da futura rota. Por fim, a etapa de instrumentos de comunicação e comercialização deve se concentrar no desenvolvimento das ações fundamentais para a promoção e comercialização da rota turística junto às operadoras de agências de viagem e turistas autoguiados, com foco em aumentar o número de visitantes, e consequentemente o faturamento dos empreendimentos.
As vagas são limitadas e a participação subsidiada pelo Sebrae e parceiros. Mais informações no 47 3188-1600 com Vanessa ou 47 3419-6508 com Milena.