SANTA CATARINA. A Justiça Eleitoral catarinense iniciou nesta segunda-feira (17) a preparação das urnas para o segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Partidos políticos, coligações, entidades fiscalizadoras, imprensa e público em geral podem acompanhar as cerimônias públicas promovidas pelas zonas eleitorais da Capital e do Interior.
Os procedimentos ocorrem de 17 a 23 deste mês e consistem na geração dos dados oficiais que serão inseridos em torno de 18.500 urnas, considerando as de seções e contingência, testes de funcionamento e lacração. Os eventos públicos são supervisionados pela juíza ou juiz eleitoral responsável pelo município.
A geração de novas mídias deriva da necessidade de atualizar as urnas com os dados dos candidatos que seguem em disputa no segundo turno, além das informações sobre o eleitorado e as seções já carregadas no primeiro turno. A determinação legal parte da Resolução TSE nº 23.669/2021.
No estado, a 65ª Zona Eleitoral foi a primeira a iniciar os processos nas cidades de Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, na manhã desta segunda.