REGIÃO. Para a guarnição dos bombeiros que trabalhava no plantão nesta terça-feira (03), em Campo Alegre, aquele era mais um dia. Com atendimentos, treinamentos e fim de expediente.
Porém, toda essa rotina vivida há muito pelo grupo foi alterada, quando já no início da manhã receberam uma ligação informando que Silvano Maia, bombeiro comunitário que acabara de sair do plantão, havia sido a vítima fatal de um acidente na SC 418, em trecho do bairro Bela Aliança, em São Bento do Sul.
A colisão envolveu a Honda BROS 150 ES, conduzida por ele e uma KIA Besta. Maia foi encontrado já sem os sinais vitais pelos bombeiros de São Bento do Sul.
“Ele entrou de serviço aqui em Campo Alegre às 20h da segunda-feira (02) e saiu às 06h de terça-feira, pouco antes de se acidentar”, lembrou o soldado Gabriel de Oliveira, que conversou com a reportagem do Nossas Notícias na noite de hoje.
Ele contou que ainda conversou com Maia após uma ocorrência na segunda-feira, por volta das 21h45.
“Era um caso clínico, ele foi junto comigo, com o sargento Jarbas e com o bombeiro comunitário Osowski. Depois voltamos e conversamos mais um pouco na sala do quartel. Logo depois fomos dormir; o soldado o soldado Cacciatori também estava no quartel e também conversou com ele após a ocorrência”.
Cacciatori é coordenador dos bombeiros comunitários e conforme Gabriel, ele e Maia sempre conversavam bastante também.
“Não falei com o Maia na saída de serviço. Por volta das 6h50 mais ou menos, uma pessoa passou no quartel dizendo que tinha acontecido um acidente próximo a Promosul. Aí ligamos para o Cobom de São Bento do Sul e eles nos avisaram que já tinham sido acionados. Logo depois nos ligaram avisando que a vítima era o Silvano”.
O soldado contou também que na noite anterior ao acidente fatal do colega, o grupo conversava sobre acidentes.
“Estávamos lendo a rotina de treinamento de resgate veicular e ainda comentei que o último acidente com óbito na rodovia tinha sido há uns 90 dias e eu e o soldado Ceccon tínhamos atendido. Aí comentamos que tinha dado uma parada nos acidentes com vítimas fatais na rodovia”.
Na tarde de ontem, os bombeiros divulgaram uma nota oficial lamentando o falecimento de Maia e exaltando várias de suas qualidades, o que foi reforçado por Gabriel.
“Silvano Maia era um excelente profissional, muito ativo e prestativo. Uma perda inestimável para o quartel, porque além de ser o bombeiro comunitário mais antigo em serviço ativo, era um dos mais assíduos no serviço. Uma pena partir tão novo e desse jeito”. Maia prestava serviço comunitário em Campo Alegre desde 2007.
O sepultamento de Silvano aconteceu na tarde de hoje, no Cemitério Municipal de Campo Alegre. A reportagem do Nossas Notícias transmitiu ao vivo no Facebook o cortejo (assista clicando aqui), acompanhado por vários veículos dos bombeiros.
NOTA OFICIAL DOS BOMBEIROS
Hoje o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina amanheceu com muita tristeza.
O Bombeiro Comunitário SILVANO Maia sofreu um acidente de trânsito em que não resistiu, sendo constatado óbito no local. Nascido em sete de agosto de 1983, prestava o serviço voluntário em nossa unidade de Campo Alegre desde 2007, sendo o bombeiro comunitário mais antigo em atividade na cidade.
Assim como ser humano e pai, sempre foi um excelente profissional, dedicado, pró-ativo e respeitoso. Amava o CBMSC e principalmente tinha no sangue a vontade de ser bombeiro.
Ele se despede deixando esposa, quatro filhas, pai, sete irmãos, amigos e colegas de farda.
Deixamos registrado nossos sentimentos aos familiares e amigos do BC SILVANO.
“Aos que partem desta vida, a paz agora é eterna. Aos que aqui ainda estão, resta honrar e homenagear o legado que nos deixaram”.