A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul, informou no final da tarde de hoje (06), que monitora três pacientes que tiveram diagnóstico positivo para dengue. De acordo com a pasta, os três casos são importados, ou seja, são moradores de São Bento que foram infectados com o vírus em outro município. Todos estão em monitoramento domiciliar, apenas com sintomas da doença, e passam bem.
A presença do vírus no município aumenta ainda mais a preocupação do setor de combate à dengue, pois até o momento, já foram identificados 49 focos do mosquito transmissor no município. Vale lembrar que o mosquito não possui o vírus, porém, se ele pica uma pessoa contaminada, então ele passa a carregar o vírus e o transmite para outras pessoas à medida que o inseto pica quem não tenha o vírus, realizando a contaminação.
Por conta disso, a equipe do Programa de Combate à Dengue pede que a população fique atenta para evitar a proliferação do mosquito, evitando desta forma a circulação dos vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O mesmo mosquito, o Aedes aegypti, é o responsável por transmitir os quatro vírus, lembrando que no caso da dengue, ela pode ser fatal em alguns casos.
Ação educativa
Neste sábado (9), equipes do Programa de Combate à Dengue, agentes de saúde e voluntários, estarão percorrendo o bairro Boehmerwald para uma campanha educativa.
Na ação, que inicia às 8h30, as equipes estarão visitando as casas e estabelecimentos para repassar orientações para o combate ao mosquito.
LEIA TAMBÉM:
Novo foco de mosquito da dengue é encontrado em Rio Negrinho