RIO NEGRINHO. A prefeitura anunciou hoje (30), que com o iminente fim do decreto estadual sobre a pandemia, nesta quinta-feira, o Centro de Triagem e Atendimento ao Coronavírus de Rio Negrinho terá que ser desabilitado a sexta-feira pela Secretaria de Saúde.
Isso ocorre porque, em conformidade com o decreto estadual, não haverá portaria de regulamentação e funcionamento dos centros de triagem.
Mesmo assim, os atendimentos aos pacientes com síndromes gripais acontecerão normalmente nas unidades de Saúde, Posto Central e Fundação Hospitalar.
“Como não haverá portaria estadual habilitando a triagem, não temos como manter o espaço aberto. Mesmo assim, pudemos atender milhares de pessoas neste período de pandemia e a chegada da vacina reduziu bastante esses atendimentos”, disse Rafael Schroeder, secretário de Saúde.
As vacinas contra a Covid estão disponíveis em todas as unidades ESF do município para maiores de 5 anos. Também, idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos já podem receber a 4ª dose do imunizante, desde que tenham tomado a dose de reforço há mais de quatro meses.
“A partir do dia 1º de abril a pandemia passa a ser classificada como endemia, e doenças endêmicas podemos tratar na atenção básica”, completou Rafael.