RIO NEGRINHO. O Parque Paul Harris será o ponto de encontro de quem curte natureza, novos conhecimentos, cultura e gastronomia. No local, neste sábado (26), das 09h30 às 16h, acontecerá a Kreative Frau, feira de Economia Criativa.
O evento contará com a participação de 18 empresas lideradas por mulheres, que estarão comercializando diversos produtos no local e várias atividades gratuitas, também abertas à comunidade.
Uma delas é a “A arte de ser saudável: prática de Chi Kung”, ministrada por Aline Souza, a partir das 13h. 10 vagas estão disponíveis e mais informações podem ser obtidas pelo 47 9177-1093.
Aline Souza tem formação em Chi Kung pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental e explicou o que é a prática.
“Os exercícios do Chi Kung têm por finalidade primeira a captação, canalização e circulação de energias por todos os canais, meridianos e vasos do corpo humano. A atividade colabora para o fortalecimento das pernas; enfatiza a postura correta tanto interna como externa; alonga tendões, músculos e meridianos e oferece a oportunidade da (o) aluna (o) aprender a se concentrar, tomar consciência corporal e perceber suas limitações, para que possam ser superadas “.
A especialista destacou também que o Chi Kung é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa, e tal como esta, evoluiu através dos tempos.
“É resultado de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a,saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade”.
Ela ainda salientou qual o significado do nome da prática.
“Chi é a energia ou força natural que preenche o universo. Ela é encontrada em todos os seres vivos. Todos os diferentes tipos de energia interagem entre si e se modificam mutuamente. Kung é o estudo, treinamento a alguma prática que requer tempo, energia e esforço. Assim, Chi kung pode ser definido como o treinamento ou estudo relativo ao Chi, que requeira um longo tempo e muito esforço”.
“Quando tomamos consciência desta energia e compreendemos o seu funcionamento, podemos nos harmonizar com a natureza, preservar nossa saúde e utilizar nossa própria energia de forma criativa e duradoura. Entramos em equilíbrio com o ambiente que nos rodeia e ao mesmo tempo, exercemos influência sobre este ambiente, melhorando sua qualidade”, complementou.
A Kreative Frau é uma ação realizada através de uma iniciativa do Centro de Inovação da Região do Planalto Norte com o apoio da Acirne, Fapesc, Sesi; Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Belém Supermercados, Lab Three, Rotary Rio Negrinho, Vá Design e Branding, Frameone e Guia Sul.
LEIA TAMBÉM: