RIO NEGRINHO. Este domingo (20), promete ser uma ocasião especial para quem gosta de praticar atividade física, curtir a natureza e também um pouco de História. É nesta data, que a partir das 07h30, com saída da Acirne (Maria Scholz, 62/Centro) terá início a Caminhada na Estrada Imperial Dona Francisca.
O evento é aberto à todos os interessados e para participar basta doar 1 kg de alimento não perecível. Os produtos serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Clique aqui para fazer sua inscrição.
A ação é uma iniciativa de Marilis Vellasques e Casciane Antunes, do Amigos da Dona Chica, grupo virtual que já reúne 1,2 mil pessoas no Facebook e 252 no Instagram.
Segundo elas, a ideia da atividade surgiu em função do Mês da Mulher, já com o objetivo de também homenagear Dona Francisca, que dá nome à estrada e valorizar a importância deste trecho na história de Rio Negrinho, em todos os tempos: passado, presente e futuro.
“É um evento que acontece com o suporte integral da Acirne e seus Núcleos de Turismo e de Saúde e Segurança do Trabalho bem como da Academia de Letras e Fundação de Cultura”, enfatizou Marilis.
A Caminhada ainda contará com uma programação paralela especial.
“Acreditamos que iniciativas como essa propiciam o resgate histórico e cultural de um patrimônio da cidade. E desta forma, levar o público a conhecer, divulgar e preservar esse espaço, desenvolvendo o sentimento de pertencimento, algo que reflete muito na nossa cultura. A gente tem um patrimônio natural e cultural com a Estrada e agora queremos resgatar o patrimônio emocional que ela nos traz”, reforçou Marilis.
Casciane, que também é presidente da Acirne, explicou os motivos que levaram a entidade a apoiar a caminhada.
“Entendemos que o bem estar das empresas e funcionários também passa pelo bem estar. Uma caminhada, em especial na Dona Francisca, contribui para uma forte conexão com a natureza, com a cidade e consigo mesmo. Cuidando da saúde, do corpo e da mente produzimos mais, nos tornamos mais pró ativos em todos os sentidos e tudo flui melhor: a empresa, a família, a cidade …Elevamos a auto estima!”.
Elas finalizaram destacando que as expectativas são de um excelente público, já que quando divulgam suas caminhadas pela Dona Francisca e imagens da estrada, recebem muitos pedidos de informações de pessoas de Rio Negrinho e também de outros municípios.
A Estrada Dona Francisca, em especial o trecho que corta o chão rio-negrinhense é uma importante via que oferecia acesso entre Joinville a Mafra. Foi construída em 1853, nos tempos coloniais, aberta a mando da Princesa Dona Francisca, com o objetivo de ligar a Planície Costeira ao Planalto Norte catarinense e poderá ser tombada como patrimônio cultural em função do seu valor histórico.