RIO NEGRINHO. O jornalista e curador Gleber Pieniz promove, em março e abril, um roteiro de oficinas presenciais e gratuitas para a qualificação de artistas em cinco cidades: Rio Negrinho,Florianópolis, Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.
Na Oficina de Jogos para Artistas,
os participantes deverão revisar suas poéticas, portfólios e propostas de exposição aplicando recursos lúdicos como aleatoriedade, restrições, colaboração ou competição.
A etapa inicial, em Rio Negrinho, acontece no dia 19 de março (sábado), no Espaço Cultural
da Fundação Municipal de Cultura, e as trinta vagas disponíveis para a região já estão
sendo preenchidas com inscrições online.
O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e está sendo executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Oficina de Jogos para Artistas é uma atividade prática, cumprida em um único dia,
organizada como uma sequência de jogos envolvendo o processo artístico, a produção e a exposição de obras de arte.
Esses desafios simulam rotinas do artista visual e problemas cujas respostas serão confeccionadas com materiais de uso comum, de acordo com regras
mais ou menos rígidas, em intervalos reduzidos de tempo e vão exigir ora a disputa, ora a cooperação entre equipes.
Todos os recursos necessários às oficinas são fornecidos pelo projeto, que ainda confere certificado de seis horas-aula aos participantes.
O roteiro das oficinas começa em Rio Negrinho, passa por Florianópolis (dia 20 de março, na AABB Itaguaçu, em Coqueiros), Blumenau (dia 27, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais) e Joinville (dia 2 de abril, no ateliê da Associação de Artistas Plásticos/AAPLAJ) e termina em Balneário Camboriú (dia 3 de abril, na Biblioteca Municipal Machado de Assis).
O projeto tem apoio da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC) e oferece 30 vagas em cada cidade, com inscrições gratuitas no formulário online https://forms.gle/8hbVRGBAU8eYGXPi8.
Gleber Pieniz (Cruz Alta/RS, 1973) é jornalista e mestre em Artes Visuais (História, Teoria
e Crítica). Trabalhou em redação de jornais, em rádio e em assessoria de imprensa
cobrindo as áreas da cultura.
Atua desde 1998 como professor e crítico de arte e, desde 2012, como curador de exposições. Coordena o programa Laboratório de Arte, onde presta assessoria e orientação para artistas visuais desde 2015.
Foi representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville e membro do Conselho Consultivo da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.
Trabalha como montador de exposições para a Fundação Cultural de Navegantes desde 2019 e como avaliador de projetos para os municípios de Itajaí e Blumenau.
O QUÊ: Oficina de Jogos para Artistas com Gleber Pieniz
ONDE: Espaço Cultural da Fundação Municipal de Cultura (rua Willy Jung, 35, piso superior da rodoviária), no Centro de Rio Negrinho
QUANDO: 19 de março (sábado), das 9 às 17 horas, com intervalo das 12 às 14 horas
INSCRIÇÕES: Formulário online