Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Recall de Losartana: professor da Univille explica que medicação de um único laboratório começou a ser recolhida já no ano passado

BRASIL. A notícia de que o laboratório Sanofi Medley estava recolhendo alguns lotes de Losartana Potássica pegou de surpresa vários usuários do medicamento, que é utilizado principalmente para controlar pressão arterial, combater  doenças cardíacas e na recuperação após ataques cardíacos. 

Porém, quem utiliza a medicação não precisa se alarmar, conforme Luiz Paulo de Lemos Wiese, professor do curso de Farmácia da Univille. 

“Quem precisa desse medicamento pode comprar a Losartana fabricada por outros laboratórios. Os lotes que foram chamados para recall são de uma determinada produção, mais recente e os lotes de produção mais antigas não entram no recall, então é possível que alguns lotes permaneçam à venda nas farmácias. Uma opção para os pacientes também é consultar um médico para que a medicação seja substituída, pois não é um remédio ímpar no mercado. Esse não é um problema de saúde pública difícil de manejar”, explicou.

Wiese esclareceu que o recall foi feito porque foram encontradas substâncias mutagênicas dentro do processo de produção da Losartana pelo Sanofi Medley. Segundo ele, o recall começou no ano passado e somente nesta semana veio a público através da divulgação pela imprensa.

“Essas substâncias mutagênicas fazem parte do processo de fabricação. São  produtos intermediários da fabricação que podem gerar tumor ou câncer quando consumidas de maneira crônica e a médio e longo prazo. Ou seja, não é uma substância que você toma hoje e amanhã está com diagnóstico de câncer e não é toda pessoa que desenvolve a doença em função desses componentes. É como cigarro, tem pessoas que fumam uma vida inteira e não tem câncer e tem pessoas que fumam pouco tempo e desenvolvem a doença”.

O professor relatou também que as substâncias mutagênicas encontradas nos lotes desse laboratório estavam em um índice acima do permitido. 

“Foi feito um recall voluntário, como não há um risco eminente de vida e nenhum risco de desenvolvimento de câncer se a pessoa usa um mês ou dois”.

As Losartanas que estão sendo recolhidas são: 

Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg
– Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg
– Valtrian® 50mg (losartana potássica)
– Valtrian® 100mg (losartana potássica)

O paciente que tiver um desses remédios deve ligar para o telefone 0800-703-0014, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, para agendar a coleta .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *