RIO NEGRINHO. O Parque Paul Harris, localizado no final da rua Duque de Caxias, no centro da cidade, está ainda mais bonito desde este sábado (05), quando os alunos do projeto “Interação artística com crianças na preservação do meio ambiente” instalaram novas placas no local.
Elas foram distribuídas no trajeto que passa pela trilha principal, cruza o campo e volta pela lateral da construção.
As 22 placas, todas em madeira de demolição, receberam pinturas que os próprios adolescentes produziram, a partir das propostas da artista Marlete Dums, autora do projeto, que foi contemplado com recursos federais através da Lei Aldir Blanc.
Para a produção dos trabalhos, os alunos participaram de duas oficinas, realizadas em um espaço no próprio parque.
“O objetivo foi levar as pessoas a pensar com mais atenção sobre como podem contribuir para a preservação e cuidado com a natureza em geral. É muito importante pensarmos no que podemos fazer juntos para que possamos ter um mundo com mais harmonia. Estou muito feliz com a conclusão dessa iniciativa”, comentou a artista, enfatizando que a ação é também uma oportunidade de a comunidade prestigiar os trabalhos dos pequenos bem como o próprio parque, que é um lugar bastante bonito.
A paz
Júlia Bucci tem 14 anos e foi uma das participantes do projeto. Ela já é aluna do curso de pintura que Marlete ministra em seu ateliê particular e contou à reportagem do Nossas Notícias sobre como foi participar dessa iniciativa.
“Gosto de pintura e tenho as minhas produções também. Aceitei na hora quando a professora convidou para participar das oficinas e aproveitei para convidar duas amigas, a Fernanda e a Laura, que também aceitaram o meu convite. Gostei muito dessa experiência e no meu trabalho fiz a representação da entrada do parque. Escolhi a palavra paz porque acho que é o que falta bastante no mundo”.
Casciane Antunes e Haroldo Lima, companheiros do Rotary Rio Negrinho, que também acompanharam o projeto, lembraram a importância do espaço para a cidade e da sua preservação por parte dos frequentadores.
“É um lugar tão bonito! Um espaço para todos e como tal, é importante que cada um cuide um pouquinho dele”.
Eles relataram que no local, os companheiros do Rotary colocaram um porta sacolas plásticas e lixeiras para que os frequentadores possam descartar corretamente os resíduos do que levarem para consumir no parque.
O Parque Paul Harris é uma iniciativa do Rotary Club Rio Negrinho e foi estruturado com recursos públicos e privados. A entrada no local é totalmente gratuita.