Manter e ampliar a relação com a comunidade, fortalecendo parcerias para garantir ainda mais segurança ao município é um dos principais objetivos da Polícia Militar neste ano em Rio Negrinho, conforme o comandante Cleverson Kalil de Souza.
Na última semana, ele recebeu a reportagem do Nossas Notícias no Batalhão, quando falou um pouco sobre os objetivos da corporação neste ano.
“Pretendemos continuar trabalhando também na área preventiva, aumentando o número de redes e o número de integrantes das redes já existentes. Hoje temos a Rede Catarina, Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Rural, Rede Escolar e a Rede de Segurança Comercial, que reúne aproximadamente cem membros. Rio Negrinho foi inclusive uma das pioneiras na implantação dessa Rede Comercial em Santa Catarina”, salientou.
Para planejar essa expansão, o comandante explicou que na corporação foi criada a Patrulha Preventiva, formada por um grupo de policiais que além de trabalhar com as redes já existentes, tem a meta de a cada trimestre criar uma nova rede.
“Eles vão fazer estudos para analisar caso a caso mas a princípio há o interesse, pelo menos por parte do comando, em se criar uma nova Rede de Vizinhos no Industrial Norte, em uma área bem específica, onde uma análise nossa apontou um maior número de furtos. É algo que está em estudo ainda, mas a ideia seria a partir desse interesse, buscar um (a) possível líder para verificar o interesse em começar essa parceria”.
Como funcionam as redes
De forma geral, as redes primeiramente são formadas através de um processo burocrático e depois passam a funcionar principalmente através grupos de whatsapp, que reúnem membros da Polícia Militar e moradores, como o caso das Redes de Vizinhos, Segurança Rural e Segurança Comercial.
Nesses grupos, a Polícia Militar realiza várias orientações de segurança e os moradores, por sua vez, comunicam situações adversas aos policiais, que respondem com pronto atendimento.
“Tanto nos grupos das Redes quanto nas nossas próprias redes sociais, temos realizado orientações para prevenir a ocorrência de delitos direcionados ao patrimônio. E reforçando: nossa expectativa é sempre ampliar esses serviços com foco na prevenção”.
Além do trabalho preventivo, o comandante frisou que a PM trabalha 24 horas para manter a segurança da comunidade e por isso também continuará a realizar várias operações policiais em diferentes locais da cidade.
“Sempre mantemos policiais na rua, abordando pessoas e veículos suspeitos, realizando barreiras com o objetivo de identificar pessoas com mandado de prisão ativo, em posse de armas e drogas e outras situações”, finalizou.