O que você faria se ao verificar o extrato da sua conta bancária encontrasse exatos R$ 5.649,00 a mais? O empresário rio-negrinhense Everson Cardoso, que mora há dois anos no litoral do Paraná passou por essa situação e contou à reportagem do Nossas Notícias que a primeira sensação foi de “susto”.
“Na sexta-feira (04), eu tinha que fazer uma compra de material para minha empresa e fui ver o saldo da conta no meu aplicativo do banco. Foi quando me deparei com esse valor a mais. Levei um susto, pois não tinha esse dinheiro para receber de ninguém”.
Ele não negou que a situação também foi desafiadora e que inclusive orou à Deus pedindo discernimento sobre o que fazer.
“Foi tentador porque a gente está sempre precisando de dinheiro. Mas graças ao bom Deus nós somos honestos, pois minha mãe sempre me ensinou que o que é meu, é meu e o que é do outro, é dele. Então esse valor não era meu e ia fazer falta para alguém, independente da pessoa ter mais ou menos dinheiro”.
Cardoso falou que acreditava que o depositante ia perceber o erro e entraria em contato com ele, já que o Pix foi feito na quinta-feira (03) à noite e ele verificou o depósito na sexta pela manhã.
“Esperei até a noite e como ninguém entrou em contato, liguei para o dono da empresa e contei o que houve. Pedi que ele verificasse junto a seu financeiro se havia acontecido algo de errado e que me passasse o valor do depósito feito na minha conta, para ter a certeza que devolveria o dinheiro para a pessoa certa”.
E foi na segunda-feira (08) que o dono da empresa entrou em contato com Cardoso para confirmar o erro.
“Ele passou o valor exato para eu saber que era deles realmente. Daí eu fiz a devolução integral pelo próprio Pix. Agora o dinheiro está com eles e acredito que a pessoa que fez o depósito por engano provavelmente vai se manter no trabalho, mas agora com um pouco mais de atenção”.
Ele comentou também que divulgou a situação não com o objetivo de “se aparecer” mas sim de despertar nas pessoas um lado mais humano e mais empático.
“Saber que do lado que havia ‘perdido’ esse valor tem um pai de família, uma mãe de família…Nesse caso em específico, a moça do financeiro, por exemplo, poderia perder seu emprego ou esse valor ser descontado do salário dela. A ideia é propagar atitudes boas, para que se algum dia alguém passe por uma situação dessa, também devolva”, finalizou.