RIO NEGRINHO. A clínica de reabilitação do bairro Pinheirinho, que está atuando com pacientes que se recuperam da Covid-19, apresentou nesta quarta-feira (08) números otimistas sobre os trabalhos das profissionais. O projeto foi iniciado em agosto deste ano e já auxiliou 13 pacientes na recuperação contra a Covid.
Assim como todos os profissionais da Saúde, a equipe precisou criar mecanismos para o atendimento destes pacientes acometidos pela Covid.
“Elaboramos um protocolo baseado em documentos específicos da profissão de Terapia Ocupacional e Fisioterapia”, disse Daniela Pscheidt Behr, Terapeuta Ocupacional da clínica.
O projeto foi iniciado com apoio da Secretaria de Saúde e do Conselho de Saúde. Desde agosto foram atendidos 13 pacientes sendo oito homens e cinco mulheres, com idades entre 34 e 61 anos. Destes, seis com histórico de isolamento domiciliar e sete hospitalizados.
Conforme os profissionais, os sintomas mais comuns são fadiga, dor e fraqueza muscular.
“Todos os pacientes atendidos relataram melhora, mostrando evolução nas atividades diárias e no retorno ao trabalho”, frisou Daniela.
A clínica de reabilitação funciona anexa à unidade de Saúde do bairro Pinheirinho. O paciente atendido pelas profissionais é encaminhado pela equipe médica após a internação ou isolamento.
“Quando o paciente recebe alta nós presenteamos com um certificado, uma máscara e álcool em gel”, concluiu Daniela.