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Com mais de 200 mil seguidores no Instagram, Vinicius Gambeta dá dicas para planejar o 2022 da sua empresa

Empreendedor e criador de conteúdo Vinicius Gambeta

Estamos na reta final de 2021. Então, se você ainda não começou a se planejar para o próximo ano, a hora é agora. Pensando nisso, convidamos o empreendedor e criador de conteúdo Vinicius Gambeta, para compartilhar algumas dicas para planejar o próximo ano da sua empresa.

Ao longo da sua carreira, Vinicius fundou três empresas, entre elas uma agência de publicidade onde atuou por sete anos na área de planejamento estratégico.

Atualmente produz conteúdo para sua conta no Instagram com mais de 200 mil seguidores (@agenciadebolso_) e ministra cursos e palestras para pequenas agências, freelancers, startups e empreendedores.

Entre um compromisso e outro, o empreendedor separou um tempinho pra conversar com a gente e compartilhou dicas valiosas. Confira abaixo.

Vinicius, explica qual a importância do planejamento estratégico?

Eu sei que é meio óbvio explicar isso, mas o planejamento tem a ver com ‘fazer planos’. Pensar antes de tomar alguma decisão ou colocar em prática uma estratégia. Ou seja, traçar o que precisa ser feito para atingir algum objetivo. E é aqui que respondemos algumas perguntas fundamentais: Onde você está agora? Aonde você quer chegar? Como você vai chegar lá?

Para responder essas perguntas, existem algumas dicas do que não pode faltar no planejamento.

Dica 1: analise o histórico

Antes de tudo, olhe para o histórico da empresa. Analise o que não funcionou, o que deu certo, o que pode ser melhorado e onde você pode aumentar o investimento. Se você fizer um levantamento do ano anterior, tanto de resultados, quanto de orçamento, é muito mais fácil ter uma perspectiva para planejar o ano seguinte, afirma Vinicius. 

Dica 2: estude o cenário

A segunda dica é estudar bem o mercado e o comportamento do consumidor para entender quais tendências podem ser adotadas pelo seu segmento. “Assim, se o público-alvo aderiu à uma nova tendência, como o TikTok, você já sabe que parte do seu esforço deverá estar ali.

Dica 3: marketing digital

Não é segredo que a pandemia trouxe uma importância ainda maior pro marketing digital. Na quarentena, todo mundo se viu ‘obrigado’ a marcar presença nas mídias digitais, seja para entretenimento ou para a retomada de negócios. Por isso, ter presença digital hoje, ano que vem e no próximo, é fundamental. Certifique-se de que a sua empresa está onde os clientes estão, então parte do planejamento deve envolver ações para garantir que a marca seja vista.

E por último, não se esqueça das promoções! Planeje campanhas para aumentar a visibilidade da empresa e vender mais.

Dica 4: esteja preparado para o que vier

“Por via das dúvidas, é sempre bom se planejar para o melhor e o pior, principalmente na situação atual em que estamos. O possível (e esperado) fim da pandemia, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para retomar diversas ações presenciais.

Mas sempre precisamos estar preparados para um cenário pessimista e otimista. Por exemplo, se as vendas crescerem demais em alguma ação específica, a sua logística estará preparada?”

Dica 5: deixe tudo documentado

É importante que tudo seja documentado de forma organizada. Faça planilhas no Excel, cole suas metas na parede, rabisque cadernos, enfim… qualquer informação é importante para ajudar a montar o planejamento.

Aí, sempre que possível, reveja essas anotações, metas, datas e os planos para os cenários para confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se precisa fazer alguma mudança.

Coloque em prática essas 5 dicas de planejamento o quanto antes e você verá a diferença nos resultados do próximo ano.

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