RIO NEGRINHO. Os vereadores aprovaram na sessão da noite de hoje (29) o projeto de lei 0146/2021, que permite que a prefeitura de Rio Negrinho celebre convênio de R$ 20 mil com o Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra.
O recurso, que é do Fundo Municipal de Saúde, será utilizado para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade nas áreas de urologia e proctologia. O convênio vai atender pacientes de Rio Negrinho que já estão na fila de espera pelos procedimentos.
De acordo com o projeto apresentado pela prefeitura, o valor deverá ser utilizado ainda neste ano.
Na justificativa para a parceria, a prefeitura destacou que o convênio se fez necessário devido ao fato de o hospital de Rio Negrinho não ter Centro Cirúrgico adequado para este tipo de procedimento. O Hospital Sagrada Família, de São Bento do Sul, com quem a prefeitura realizou recentemente outro convênio, também não conseguiria atender essa demanda, conforme informado no projeto de lei.
Além da impossibilidade da realização dos procedimentos nos dois hospitais, a administração também enfatizou que algumas cirurgias foram atrasadas em função da pandemia.
O projeto foi aprovado por todos os vereadores.
Em sua fala, o vereador Dido adiantou que no próximo ano um novo aporte financeiro deve ser destinado às cirurgias eletivas. Segundo ele, a informação do Secretário de Saúde, Rafael Schroeder, é de que há atualmente cerca de 80 pessoas na fila de espera pelos procedimentos de urologia e proctologia.
O vereador Kbelo elogiou a iniciativa e lembrou que é muito triste ver as pessoas se sentirem desamparadas na espera pela realização de cirurgias.
“Essa é uma parceria que vem para somar”, declarou Cassinho.
Já Piska, presidente da Câmara, lembrou que por ser médico, o prefeito tem destinado vários benefícios para a área da saúde.
LEIA TAMBÉM: